Descarbonização e Transição Energética
A atual crise climática sensibilizou as empresas para um modelo de negócio mais sustentável. A União Europeia pretende tornar a Europa climaticamente mais neutra até 2050, implementando o Pacto Ecológico (Europeu) que define reduzir até 55% as emissões de gases com efeito estufa até 2030.
A APDL enquanto empresa social e ambientalmente responsável, assume o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2035, adotando medidas adequadas:
Melhorar a capacidade da Rede Elétrica
Eletrificação das Atividades Portuárias
Investir em Fontes de Energia Renováveis
Implementação de sistemas Onshore Power Supply (OPS)
Apostar em Combustíveis Alternativos
Reforçar a Digitalização
Melhorar a Monitorização da Qualidade do Ar
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A APDL incentiva a utilização de combustíveis alternativos com pouco ou nenhum impacto ambiental, como os biocombustíveis e o hidrogénio, ação fundamental para a redução das emissões das atividades.
COMBUSTÍVEIS VERDES: Será lançado um projeto piloto de biocombustíveis, e outras soluções serão consideradas, como o abastecimento de combustíveis verdes;
INCENTIVOS: Redução de taxas portuárias para navios com melhor desempenho ambiental;
ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS: tais como, o hidrogénio, amoníaco e o metanol, que impulsionarão a sua utilização através da criação de instalações de abastecimento;
SENSORES: Monitorização dos postos de carga e do consumo dos edifícios, equipamentos e veículos, de forma mais eficiente (Sensorização, IoT, IA, Realidade Virtual, Digital Twin).
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O compromisso da APDL, perante as alterações climáticas, direciona-se para a dinamização de fontes de energia renováveis, com o objetivo de produzir energia para autoconsumo e/ou venda.
ENERGIA SOLAR: previsão de instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos edifícios e parques de estacionamento;
ENERGIA EÓLICA: previsão de instalação de duas turbinas no quebra-mar norte do porto de Leixões, para produção de mais de 20 Gwh/ano;
ENERGIA DAS ONDAS: Instalação de unidade piloto de flutuadores no quebra-mar norte, com 1 MW, podendo ser expandida até 5 MW, para produção de cerca de 18,5 GWh/ano.
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A eletrificação das atividades portuárias, bem como da frota marítima e terrestre, são uma prioridade, no sentido de acabar com a utilização de combustíveis fósseis, permitindo a redução de 7000 toneladas de CO2 ao ano.
ECOTRUCK: Usado diariamente nas operações portuárias de Leixões, contribuindo para a redução da pegada ambiental;
REBOCADORES DE NOVA GERAÇÃO: Aquisição de 2 rebocadores de nova geração, emitindo menos de cerca de 80% de gases poluentes;
AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS: Aquisição de automóveis elétricos da frota terrestre da APDL e implementação de infraestruturas de carregamento;
TRANSPORTE DE MERCADORIAS: Interdição de entrada e circulação no Porto de Leixões, de veículos pesados EURO I, II, III e IV.
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A melhoria da qualidade do ar e a redução do ruído, beneficiará mais de 2,4 milhões de pessoas na Comunidade. O fortalecimento das relações Porto/Comunidade, é o nosso principal objetivo.
ONSHORE POWER SUPPLY: Permitirá que os navios que atracam no Porto de Leixões se ligam à rede elétrica, eliminando anualmente mais de 38 000 toneladas de CO2 e reduzindo significativamente a ruído causado pelos motores auxiliares;
MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR: Melhoria da rede de sensores existente, com software específico, para monitorizar emissões poluentes na envolvente da área portuária;
35% DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES ATÉ 2025;
75% DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES ATÉ 2030;
ZERO EMISSÕES ATÉ 2035 ATINGINDO A NEUTRALIDADE CARBÓNICA
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A transição energética só será possível com uma elevada componente digital, para monitorizar a implementação da estratégia, rumo à neutralidade carbónica.
DATA CENTER: Garantir a segurança, disponibilidade e autonomia da informação e da gestão do porto, com o objetivo de efetuar parcerias com organizações internacionais;
PROJETO 5G: Esta tecnologia permite transmitir mais segurança e eficiência nas operações portuárias, bem como medir os seus impactos ambientais;
JUL - JANELA ÚNICA LOGÍSTICA: Sistema que permitirá o aumento da transparência nos processos, otimização e sincronização de fluxos multimodais, tornando o porto mais competitivo;
IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Desenvolvimento da aprendizagem de máquinas, que permita melhores resultados em tempo real;
GIIP - Gestão Inteligente de Infraestruturas Portuárias;BLOCKCHAIN: Permitirá a poupança, económica e energética do porto, facilitando as trocas de energia entre consumidores ou produtores internos e externos;
SMART GRID: Assegurará um sistema energético sustentável e eficiente, com altos níveis de qualidade e segurança de abastecimento.
Os nossos compromissos
Minimizar os impactos negativos da atividade e implementação de boas práticas na gestão dos recursos;
Garantir a segurança das pessoas e das operações;
Criar valor e envolver os parceiros de negócio nos compromissos com a sustentabilidade;
Otimizar o contributo da empresa para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que nela trabalham;
Promover a responsabilidade social corporativa e a interação com as comunidades locais.