Gestão de Risco


O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas e respetiva documentação técnica, na revisão última aprovada pelo Conselho de Administração, em 9 de maio de 2019, cumpre com as Recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção, tais como, Recomendação de 01 de julho de 2015, a Recomendação n.º 1/2010, publicada no DR n.º 71, 2.ª série, de 13 de abril de 2010 e a Recomendação n.º1/2009 publicada no DR n.º 140, 2.ª série, de 22 de julho de 2009

 

Manual de Gestão do Risco Empresarial, incluindo os riscos de corrupção e de infrações conexas

Plano de prevenção e mitigação de riscos de gestão, incluindo os riscos de corrupção e de infrações conexas

Política de Gestão do Risco

Regulamento do Comité de Gestão do Risco da APDL, SA

Relatório de Avaliação Anual 2023 – Prevenção da Corrupção

Relatório de Avaliação Anual 2022 – Prevenção da Corrupção

Relatório de Execução Anual - 2023

Relatório de Execução Anual - 2022

Relatório de Execução Anual - 2021

Relatório de Execução Anual - 2020

Qualidade e Certificação

 

A APDL renova a Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance (empresa de renome no setor).

A obtenção deste propósito estratégico, prosseguido desde 2010, resulta de um permanente trabalho de auditoria, revisão e monitorização, refletindo a melhoria contínua dos serviços.

A APDL é uma entidade que se diferencia no setor marítimo-portuário e da navegação fluvial, aplicando as melhores e mais recentes práticas internacionais no seu sistema de gestão (transversal a todos os serviços das várias unidades de negócio), promovendo deste modo uma Política da Qualidade de aposta global, alinhada ao seu planeamento estratégico e prosseguindo os princípios consagrados pela gestão por processos, pensamento baseado no risco e melhoria contínua, definidos na norma NP EN ISO 9001:2015, visando a plena satisfação de todas as partes interessadas relevantes, e em alinhamento com a evolução do mercado.

A empresa dá assim início a um novo ciclo (triénio 2022 a 2024), com acompanhamentos anuais de todo o Sistema de Gestão da Qualidade, dando continuidade à respetiva Certificação.

  • Ser o melhor complexo portuário e logístico da fachada atlântica da Europa, com foco no meio ambiente, na tecnologia e na resiliência.

  • Desenvolver e alcançar as melhores soluções logísticas integradas para os nossos clientes e parceiros.

    Promover um sistema logístico multimodal (portuário, ferroviário e fluvial) mais eficiente e robusto, focado na descarbonização e na transição energética.

  • Partilha, articulação e integração de infraestruturas, das infoestruturas e competências entre as unidades de negócio da APDL;
    Liderança em sustentabilidade e inovação;
    Orientação para o cliente e postura sistemática de excelência;
    Ética, lealdade e orgulho de pertença à empresa;

    Motivação e reconhecimento do mérito dos colaboradores;
    Fiabilidade, segurança e salvaguarda do ambiente nas operações;
    Criação de valor e sustentabilidade financeira;
    Exercício pleno de autoridade portuária orientado para o interesse público;
    Integração com a envolvente e promoção do desenvolvimento regional.

Desenvolvimento da Política da Qualidade

 

Com vista à prossecução dos objetivos estratégicos da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., enquadrados em quatro eixos estratégicos de intervenção: (a) negócio, (b) infra/infoestrutura, (c) gestão interna e (d) sustentabilidade, a empresa desenvolve serviços eficientes e economicamente competitivos com reconhecidos padrões de qualidade e de segurança que visem continuamente, e de forma sustentada, o cumprimento de critérios de excelência pela prossecução da melhoria contínua e eficiência operacional na gestão interna, em permanente incremento e consolidação do negócio, no reforço do posicionamento da empresa, contando com o adequado desenvolvimento e inovação das infra/infoestruturas, desenvolvendo as capacidades, competências e motivação dos seus colaboradores, mantendo práticas de envolvimento e de parceria com clientes, fornecedores e demais partes interessadas relevantes, valorizando as condições e práticas de sustentabilidade num compromisso e integração com o meio
envolvente.

A Política da Qualidade adotada pela empresa demonstra assim um permanente alinhamento face aos objetivos estratégicos e nessa medida o compromisso de toda a organização com o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da Qualidade dos seus serviços e processos, visando os princípios consagrados pela gestão por processos, pensamento baseado no risco, a melhoria contínua da eficácia do sistema e a satisfação dos seus clientes e das partes interessadas relevantes.

  • O Porto de Leixões foi o primeiro porto português a obter a Certificação na norma ISO 28000 – Segurança da Cadeia de Abastecimento. Esta Certificação foi realizada ao abrigo da candidatura GISAMP e de acordo com as normas do Fundo Azul. A obtenção desta certificação demonstra o compromisso do Porto de Leixões com a qualidade e a segurança nas operações realizadas, visando a contínua satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e acompanhamento do mercado em permanente mudança.

    A política do Sistema de Gestão de Segurança da Cadeia de Abastecimento (SG SCA), implementada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), visa estabelecer as linhas orientadoras para assegurar uma adequada proteção contra ações ilícitas ou indesejadas, que possam colocar em risco a integridade física, a atividade e os interesses de todas as Partes Interessadas, no Porto de Leixões.

    As linhas orientadoras definidas por esta política permitem garantir a conformidade com a norma de referência ISO 28000.

    Assim, deverão ser implementadas medidas que permitam assegurar a segurança da cadeia de abastecimento, no âmbito do SG SCA da APDL, visando:

    Cumprir com a Legislação vigente aplicável, Regulamentação e Normalização que o regulam;

    Proteger as instalações e outros meios portuários, com particular relevo para as pessoas (colaboradores, visitantes, tripulantes, passageiros, comunidade envolvente, etc.) e os navios atracados;

    Capacitar e orientar os elementos envolvidos sobre as ações de prevenção e as ações a desenvolver em caso de concretização de ameaça, bem como consciencializar as pessoas/colaboradores das Instalações Portuárias e do Porto de Leixões para a importância da segurança, assegurando a formação e sensibilização necessárias;

    Estabelecer relações de coordenação e de troca de informação com as Partes Interessadas relevantes na Cadeia de Abastecimento (CA), tendo em vista a redução do risco em geral e, em particular, o controlo de ameaças;

    Assegurar a implementação, monitorização, revisão, auditoria e atualização do programa de gestão, testando as medidas implementadas para assegurar a sua eficácia;

    Melhorar continuamente a eficácia do sistema, em especial na prevenção da ocorrência de situações indesejadas e suas potenciais consequências.

     

    Objetivos da ISO 28000

    A implementação da norma ISO 28000 – Segurança da Cadeia de Abastecimento tem como objetivo primordial: estabelecer, implementar e melhorar os níveis de segurança e proteção nas operações, melhorar as condições de segurança na cadeia logística, garantir as competências necessárias para o desempenho das funções operacionais, assegurar a conformidade com a política de segurança estabelecida e demonstrar essa conformidade em relação a terceiros.
    Ao nível operacional, a ISO 28000 afigura-se-nos ser uma ferramenta da maior utilidade tendo em vista aferir o desempenho dos equipamentos, das instalações, dos processos e procedimentos de segurança, permitindo igualmente, a correção de desvios e a diminuição da rotina e do excesso de confiança.

    Agiliza e melhora o relacionamento e a transmissão de informação entre todas as partes interessadas da Cadeia de Abastecimento, facto que, se reflete na operacionalidade do Porto.

    Para a gestão de topo, a tomada de decisão torna-se mais simples, célere e assertiva. As análises de risco efetuadas em cada ano e as informações recolhidas no controlo operacional, e o seu confronto comparativo com anos anteriores – refletidas no Relatório de Revisão de Gestão – oferece-lhes uma visão geral da avaliação do Sistema de Gestão da Segurança da Cadeia de Abastecimento. A ISO 28000 permite ainda uma gestão mais eficaz das reclamações, bem como uma maior interação entre os vários “atores” da cadeia de abastecimento e Autoridade Portuária, assegurando deste modo, um constante alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.

    A implementação da ISO 28000 permitirá o reconhecimento da gestão da cadeia de abastecimento, com benefício da redução dos níveis de risco para pessoas, instalações e mercadorias, estabelecendo um padrão internacional para todos os processos de negócio, priorizando a qualidade e a segurança nas operações realizadas no Porto de Leixões.

    Em jeito de conclusão: a ISO 28000 é, inequivocamente, uma ferramenta de gestão de EXCELÊNCIA, que vai reforçar a reputação e notoriedade corporativa da APDL, fidelizar os atuais clientes e, no futuro, potenciar a captação de novos nichos de mercado.

     

     

  • Enquanto entidade gestora de infraestruturas ferroviárias, a APDL obteve em 01/02/2023 a sua Autorização de Segurança nº PT 21 2023 0001 emitida pelo IMT.

    A política do Sistema de Gestão da Segurança dos terminais ferroviários de mercadorias permite garantir a conformidade com o REGULAMENTO DELEGADO (UE) Nº 2018/762 DA COMISSÃO, de 8 de março de 2018, que estabelece métodos comuns de segurança em matéria de requisitos do sistema de gestão da segurança, em conformidade com a Diretiva (UE) 2016/798 do Parlamento Europeu e do Conselho e que revoga os Regulamentos (UE) n.º 1158/2010 e (UE) n.º 1169/2010 da Comissão e será atualizada em conformidade com os objetivos estratégicos e tendo em conta os objetivos e as avaliações de segurança efetuadas pela APDL.

    Assim, deverão ser implementadas medidas que permitam assegurar a segurança ferroviária, no âmbito do Sistema de Gestão da Segurança dos Terminais Ferroviários de Mercadorias (SGSTFM da APDL), tendo por objetivos:

    Cumprir com a Legislação vigente aplicável, Regulamentação e Normalização que o regulam;
    Promover uma Cultura de Segurança Positiva nos caminhos de ferro europeus;
    Proteger as instalações e outros meios ferroviários e portuários, com particular relevo para as pessoas e a mercadoria;
    Capacitar e orientar os elementos envolvidos sobre as ações de prevenção e as ações a desenvolver em caso de concretização de ameaça, bem como consciencializar as pessoas/trabalhadores das Instalações Ferroviárias e do Porto de Leixões para a importância da segurança, assegurando a formação e sensibilização necessárias;
    Estabelecer relações de coordenação e de troca de informação com as Partes Interessadas relevantes na Segurança Ferroviária, tendo em vista a redução do risco em geral e, em particular, o controlo de ameaças;
    Redução do risco operacional através de uma avaliação mais ampla dos riscos e um conhecimento mais aprofundado das condições do local de trabalho e dos riscos, por todos os níveis da organização e das atividades desenvolvidas por terceiros;
    Diminuição da ocorrência de ferimentos em trabalhadores, através da eliminação dos riscos identificados através de mais relatórios de «quase-acidentes»;
    Diminuição das condições e atos inseguros através de um maior empenho dos trabalhadores e desenvolvimento da liderança;
    Redução dos custos relacionados com ferimentos de trabalhadores, e com condições e atos inseguros;
    Melhoria do desempenho através de um conhecimento mais aprofundado das condições do local de trabalho;
    Assegurar a implementação, monitorização, revisão, auditoria e atualização do programa de gestão, testando as medidas implementadas para assegurar a sua eficácia;
    Melhorar continuamente a eficácia do sistema, em especial na prevenção da ocorrência de situações indesejadas e suas potenciais consequências.