A APDL é responsável pela gestão dos Portos de Leixões, Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro. É uma das mais disruptivas empresas do país, com influência direta em 6% do PIB e emprego nacionais e 11% do PIB e emprego da região norte.
Preparados para os desafios do futuro, encaramos a resiliência portuária como um fator mobilizador para a sustentabilidade da nossa atividade, conduzindo a um paradigma de neutralidade carbónica e de eficiência das nossas operações e serviços.
Perspetivamos dinamizar a tecnologia das operações portuárias e melhorar as acessibilidades marítimas, para reforçar a capacidade dos nossos portos, num domínio integrado entre a movimentação de carga, a logística e os passageiros.
Assumindo o nosso legado, somos hoje a inovação, ciência, arte, comunidade, turismo e um parceiro ativo para o desenvolvimento de novas soluções no ecossistema portuário, com foco no negócio e na diversificação de novas unidades empresariais, assentes nas energias renováveis, na intermodalidade e nos processos de digitalização.
Cientes dos desafios que se colocam ao país e à comunidade envolvente, continuamos a assumir a importância estratégica das nossas infraestruturas para a economia local, regional e nacional como promotora de uma visão sustentável e ambiciosa para o território.
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Missão
Desenvolver e alcançar as melhores soluções logísticas integradas para os nossos clientes e parceiros. Promover um sistema logístico multimodal (portuário, ferroviário e fluvial) mais eficiente e robusto, focado na descarbonização e na transição energética.
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Visão
Ser o melhor complexo portuário e logístico da fachada atlântica da Europa, com foco no meio ambiente, na tecnologia e na resiliência.
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Valores
Partilha, articulação e integração de infraestruturas e competências entre as três unidades de negócio da APDL;
Liderança em sustentabilidade e inovação;
Orientação para o cliente e postura sistemática de excelência;
Ética, lealdade e orgulho de pertença à empresa;
Motivação e reconhecimento do mérito dos colaboradores;
Fiabilidade, segurança e salvaguarda do ambiente nas operações;
Criação de valor e sustentabilidade financeira;
Exercício pleno de autoridade portuária orientado para o interesse público;
Integração com a envolvente e promoção do desenvolvimento regional.
A APDL, enquanto empresa socialmente responsável, tem vindo a prosseguir um modelo de gestão de recursos humanos com respeito pelos valores ético-sociais relevantes, designadamente, os princípios da igualdade de oportunidades e tratamento e não discriminação, havendo um comprometimento com a promoção do bem-estar profissional, social e emocional de todos os que trabalham na empresa.
As nossas pessoasJurisdição
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, é uma Sociedade Anónima de capitais exclusivamente públicos, que administra o Porto de Leixões, Viana e Via Navegável do Douro, visando a sua exploração económica, conservação e desenvolvimento, abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe estejam ou venham a ser cometidas.
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A área de jurisdição abrange a faixa marginal do domínio público marítimo desde o enfiamento do eixo da Rua da Bélgica na Praia de Lavadores até ao paralelo do farol da Boa Nova, ao Norte do Porto de Leixões e compreende além disso, as duas zonas seguintes:
Zona do Porto do Douro, que inclui todo o estuário do Rio Douro, desde 200 metros a montante da Ponte Luis I até à Foz, com todas as suas margens, ancoradouros, cais, docas e terraplenos existentes ou que venham a ser construídos
Zona do Porto de Leixões, que abrange quebra-mares, a área molhada por eles circunscrita e as docas existentes ou a construir, o curso do rio Leça até à antiga ponte dos moinhos de Guifões e a área terrestre delimitada pelo domínio público respetivo.
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A área de jurisdição abrange a doca de recreio de montante junto ao parque da cidade, na margem norte do rio Lima, prolongando-se até ao espelho de água adjacente à marina, seguindo junto à marginal até à antiga doca comercial, que fica incluída, juntamente com os armazéns da doca de marés, continuando pelo limite exterior dos estaleiros navais, até ao parque empresarial da praia norte,
seguindo para a avenida do atlântico até ao enraizamento do molhe norte, continuando depois para sul pelo alinhamento deste molhe até ao farol.
Na margem sul, inicia-se na ponte Eiffel, seguindo junto à estrada nacional 13-5 (Avenida do Cabedelo) até à praia do cabedelo, a cerca de 50 metros a sul do molhe sul. -
As atribuições e competências referidas são prosseguidas e exercidas nas áreas situadas dentro do domínio público hídrico e nas zonas marítimas, flúvio-marítimas e terrestres necessárias à exploração e gestão da via navegável do rio Douro e à execução e conservação das obras nelas existentes ou em curso.
Todo o leito e as parcelas das margens diretamente associadas e necessárias às infraestruturas e equipamentos, existentes ou que venham a ser construídos, de apoio à navegação da via navegável dorio Douro e as águas do rio Douro, desde a foz do rio Águeda, afluente da margem esquerda do rio Douro, até à respetiva barra, bem como os afluentes deste troço do rio Douro até ao perfil em que o leito desse afluente se encontre a cota igual à cota máxima de retenção normal da albufeira do rio Douro em que esse afluente desagua, incluindo as eclusas e os cais de acostagem;
Os acessos fluviais aos cais de acostagem e às zonas de manobra, os terraplenos adjacentes às zonas portuárias e os acessos terrestres inseridos nestas áreas de ligação às vias municipais e nacionais.
Estratégia
A Estratégia de Desenvolvimento da APDL é estruturada tendo em consideração a nossa Missão, Visão e Valores, considerando todas as áreas de negócio, os Objetivos Estratégicos agrupados em Eixos Estratégicos de Intervenção e, ainda, os Fatores Críticos de Desenvolvimento da empresa e do seu sistema portuário.
A estratégia procura, atingir um conjunto de Objetivos Estratégicos (OE) que pressupõe e que visam aproveitar as vantagens competitivas da APDL e do seu sistema portuário, tirar partido das suas capacidades de defesa, concretizar as suas necessidades de reorientação e corrigir as suas vulnerabilidades.
Para promover a articulação e integração das três unidades de negócio geridos pela APDL num conjunto coeso, os OE foram agrupados em Eixos Estratégicos de Intervenção (EEI), que procuram enfrentar desafios, facilitando a compatibilização dos OE entre as unidades de negócio, representando uma estratégia concertada para a APDL, e contribuir para consolidar e compatibilizar a atuação dos stakeholders considerados relevantes para a concretização da estratégia de desenvolvimento adotada. A vinculação dos OE nestes eixos estratégicos contribui para enquadrar numa estrutura lógica as ações a empreender para conseguir atingir o desenvolvimento estratégico desejado.
Os EEI cobrem as quatro grandes áreas em que a APDL deverá atuar enquanto entidade responsável pelo negócio portuário e logístico e entidade gestora de um conjunto de infraestruturas, que deve assegurar a sua coesão interna, nomeadamente tendo presente a nova configuração em sistema portuário, e contribuir para a sustentabilidade dos territórios onde se insere.
Negócio: Consolidação e Diversificação do Negócio
Infra/infoestrutura: desenvolvimento das infraestruturas portuárias e intermodais
Gestão Interna: aumento da coesão interna
Sustentabilidade: sustentabilidade e integração com a envolvente
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Os fatores críticos de sucesso que se apresentam em seguida, identificam as questões críticas para a boa prossecução da estratégia de desenvolvimento da APDL e do seu sistema portuário e, por conseguinte, constituem um apoio à priorização das ações, para que não se perca o foco no que é realmente estratégico e como tal deve ser tratado.
º Mobilização e adesão da estrutura interna da APDL e dos seus stakeholders
º Mitigação dos impactes ambientais da operação portuária (em especial em Leixões)
º Reforço de oferta integrada apoiada em plataformas logísticas, quer para aumento de valor, quer para aumento de capacidade do lado de terra (em especial em Leixões)
º Construção do terminal a -14,8 m(ZH) em Leixões
º Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Leixões
º Reconversão do Terminal de Contentores Sul
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º Articulação de todas as entidades (24h/24h)
º Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Viana do Castelo
º Renovação dos equipamentos de movimentação de carga no porto de Viana do Castelo
º Acessos rodoviários ao porto comercial de Viana do Castelo
º Rampa ro-ro em Viana do Castelo
º Gestão articulada da VND com terceiras entidades (nomeadamente EDP e agentes de desenvolvimento territorial)
º Segurança da navegação (alargamento e aprofundamento do canal da Via Navegável do Douro)
º Modernização das eclusas da Via Navegável do Douro
º Cais suplementares no rio Douro para os cruzeiros turísticos
º Navegação noturna na Via Navegável do Douro