A APDL, enquanto empresa socialmente responsável, tem vindo a prosseguir um modelo de gestão de recursos humanos com respeito pelos valores ético-sociais relevantes, designadamente, os princípios da igualdade de oportunidades e tratamento e não discriminação, havendo um comprometimento com a promoção do bem-estar profissional, social e emocional de todos os que trabalham na empresa.

Organograma Site 2024

 

A política de gestão de recursos humanos assenta na permanente valorização pessoal e profissional dos colaboradores, fatores determinantes para proporcionar a motivação e a produtividade desejadas para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.

 

Capacitação e motivação

 

A APDL atua na valorização profissional e pessoal dos seus colaboradores, apostando no desenvolvimento das competências técnicas, mas também pessoais e comportamentais ao nível do relacionamento interpessoal, trabalho de equipa e motivação.

Centro de Formação da APDL

 

 

Candidaturas espontâneas

 

Estágios
Poderá submeter o seu pedido de estágio para o seguinte e-mail: drh@apdl.pt.

Este pedido deve ser formalizado indicando o curso que frequenta, o período de estágio, área preferencial em que quer estagiar e contactos.

Submeta a sua candidatura

 

 

Estamos a recrutar

  • A APDL, S.A., está a contratar para a Divisão de Planeamento e Controlo da Navegação na Via Navegável do Douro a seguinte função:

    • Operador de Radar e Telecomunicações

    Habilitações:

    Mínimo 12º ano de escolaridade.

    Local de Trabalho:

    Via Navegável do Douro, na Régua. 

    Horário de trabalho:

    O regime de trabalho a praticar será por turnos, de acordo com as escalas implementadas nos serviços. 

    Experiência Profissional:

    É privilegiada experiência em funções similares, ou a quem esteve embarcado ou fez parte da tripulação de um navio de âmbito da navegação profissional/mercante ou militar.

    Componente Remuneratória:

    Enquadramento na Carreira de Operador de Radar e Telecomunicações; Progressão na carreira atrativa; Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas:

    Conhecimentos de aplicações Office relevantes para o posto de trabalho na ótica de utilizador e demais tecnologias de comunicação e informação (email, internet).

    Adaptação aos sistemas informáticos, de informação portuária e comunicação da empresa (JUP,JUL, Balcão RIS, Outros Sistemas de navegação - AIS, GPS, VHF)

    Comunicação oral e escrita

    Domínio intermédio, falado e escrito, da língua inglesa

    Conhecimento básico da atividade portuária, da VND, e das diversas entidades e organismos que interagem com a atividade marítima/fluvial.

    Competências Pessoais:

    Assiduidade e pontualidade

    Capacidade e gosto de trabalhar em equipa

    Rigor e Organização no Trabalho

    Capacidade de Aprendizagem

    Capacidade de decisão e assumir responsabilidades em stress (gestão do planeamento portuário, segurança e emergência)

    Capacidade de comunicação com o cliente externo

    Outras Competências:

    Carta de marinheiro ou de categoria superior (ou equiparado)

    Operador radiotelefonista VHF

    Conhecimentos /formação em sistemas de ajudas à navegação como AIS e ECDIS

    Propósito/ Objetivo da Função:

    Planear, organizar, executar e controlar tarefas de apoio aos serviços marítimos.

    Responsabilidades/Tarefas:

    Elaborar o planeamento de atracações, movimentos, largadas de navios, eclusagens, em articulação com os operadores/armadores e diversos parceiros, e o cumprimento das prioridades de marcação de manobras e navegação (inclui eclusagens), de acordo com Regulamento de exploração e utilização da VND;

    Analisar a documentação dos navios para promover o processo de CUV (certificado de utilização da via) à navegação profissional;

    Analisar o estado do rio (estuário e as 5 albufeiras), por via dos sensores, detetores, em articulação com e parceiros, para garantir a disponibilização de informação à comunidade marítima, das condições da navegabilidade da VND, em particular nos condicionamentos junto das barragens, essenciais na navegação junto a barragens;

    Assegurar a articulação com todos os serviços (internos e externos à APDL) que concorrem para a execução dos serviços aos navios (abastecimentos de água, combustível, energia, resíduos entre outros);

    Planear a prestação dos serviços ao navio, com a coordenação das diversas agendas de navegação, em função da tipologia de serviços e os cais/terminais para o efeito;

    Controlar e verificar a informação prestada no sistema de informação portuário (JUP), antes da chegada do navio, garantindo a sua conformidade com as instruções de serviço e constrangimentos portuários, assegurando o cumprimento do plano;

    Dar resposta aos pedidos de manobra/acostagens, adequando os meios necessários de acordo com regras e procedimentos instituídos, propondo alternativas ao planeamento, que promovam a fluidez do tráfego fluvial;

    Gerir as alterações de planeamento, alertando serviços para a eventual necessidade de reformulação de todos os parâmetros de manobra;

    Assumir as funções de planeamento, controlo e VTS fluvial (monitorização dos navios pelo AIS e estabelecer comunicações rádio VHF);

    Promover a resposta a solicitações de janelas de maré e condicionantes para execução de manobras no estuário, articulando com o serviço de Pilotagem, navios e armadores/operadores para a entrada/saída segura na barra do Douro e respetiva navegação no Estuário da VND;

    Preparar e emitir avisos à navegação (situações do foro da segurança marítima e da navegação), em articulação com a Autoridade Marítima local;

    Ativar o plano de segurança, em articulação com o Diretor de segurança e executa todas as comunicações e interações nas ocorrências que possam vir a ocorrer, conforme previsto nos Planos de Segurança e Emergência;

    Executar na JUP (Janela Única Portuária) ou no Balcão RIS Douro, todo o planeamento, escalas e manobras referente às navegações solicitadas.

    Participar em rondas em meios rodoviários ou em meios náuticos da APDL ou parceiros, para verificação do controlo de tráfego fluvial, ocupação e estado de cais/terminais/portos/marinas/outras infraestruturas portuárias, eclusas de navegação e toda a VND.

    Analisar outras atividades desenvolvidas na VND, como os eventos náuticos motorizados e não motorizados, devendo em articulação com os serviços, propor os períodos, locais, meios de apoio, para a sua adequada viabilização.

    A candidatura e respetivo Curriculum Vitae, deverão ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Operador de Radar – VND, até ao dia 14 de abril de 2024.

     

     

  • A APDL, S.A., com sede em Leça da Palmeira, está a contratar para a Divisão da Frota e Operações Marítimas, a seguinte função:

    • Motorista Marítimo

     

    Habilitações:

    12º ano

    Curso de Motorista Marítimo averbado em cédula marítima

    Certificado Segurança Básica (STCW)

    Local de Trabalho:

    APDL, em Leça da Palmeira. 

    Horário de trabalho:

    O regime de trabalho a praticar será por turnos, de acordo com as escalas implementadas nos serviços. 

    Experiência Profissional:

    Pelo menos 2 (dois) anos de experiência averbados em cédula.

    Componente Remuneratória:

    Enquadramento na Carreira de Motorista Marítimo; Progressão na carreira atrativa; Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Pessoais:

    Liderança / coordenação de equipas

    Resistência a situações de stress

    Iniciativa e Proatividade

    Capacidade de adaptação / Flexibilidade

    Ética e conduta profissional

    Sentido de responsabilidade

    Capacidade de Resolução de Problemas

    Propósito/ Objetivo da Função:

    Conduz e vigia o funcionamento e dá assistência às máquinas e outros sistemas afetos à secção de máquinas, quer na área portuária, quer na navegação costeira.

    Responsabilidades/Tarefas:

    Prepara os motores propulsores para o arranque, verificando se os abastecimentos e lubrificações foram realizados para que as máquinas principais e auxiliares trabalhem em condições de segurança.

    Observa sistematicamente as máquinas, quer através da observação visual, quer auditiva, quer através do tato e olfato, a fim de verificar o seu regular funcionamento.

    Verifica, corrige e regista os níveis de combustíveis e lubrificantes.

    Colabora na prevenção e ataque a sinistros.

    Efetua reparações simples de natureza corretiva e preventiva (e colabora nas grandes reparações).

    Pode colaborar na planificação e distribuição de pessoal pelas unidades flutuantes e manter atualizados ficheiros de pessoal.

    Pode organizar a prestação de serviços marítimos, respetivo material e pessoal, bem como providenciar pelo abastecimento de combustível.

     

    A candidatura e respetivo Curriculum Vitae deverão ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Motorista Marítimo, até ao dia 14 de abril de 2024.

     

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica da Divisão de Sistemas e Tecnologia da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador. Deverá ter capacidade de propor soluções de IT, tecnologias e processos alinhados com os objetivos de negócio e assentes numa estratégia bem planeada.



    Habilitações:
    Lic. Eng. Sistemas / Informática ou similiar



    Local de Trabalho:
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.



    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.



    Experiência Profissional

    Pelo menos 3 (três) anos de experiência na administração de sistemas, servidores, storage, SAN Switches, Backups e virtualização em VMware.

    Experiência em arquitetura de sistemas.



    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior, Progressão na carreira atrativa, Subsídio de alimentação, Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos, Outros benefícios sociais em vigor.



    Competências Técnicas
    3 ou mais anos de experiência com Servidores HPE, Storage HPE e VMware em ambientes Datacenter.

    3 ou mais anos de experiência em ambientes e arquiteturas Microsoft e/ou Linux.

    3 ou mais anos de experiência com Veeam.

    2 ou mais anos de experiência em M365.

    Valoriza-se Certificações HPE, Microsoft e VMware.

    Valoriza-se conhecimentos aprofundados em Oracle, SQL Server, PostgreSQL e Microsoft System Center.

     

    Competências Pessoais:
    Organização e iniciativa.
    Trabalho em equipa.
    Partilha de conhecimento.
    Envolvimento e perseverança.

    Outras Competências:
    Habilitação para condução de veículos ligeiros.
    Inglês falado e escrito.


    Responsabilidades / Tarefas:
    Desempenhará as funções de administrador de Sistemas e terá a responsabilidade de gestão em Servidores, Storage, Backups, Virtualização VMware e Arquiteturas Microsoft e/ou Linux.
    Administrar e manter servidores físicos e virtuais para garantir a disponibilidade e desempenho do sistema.
    Gerir soluções de Storage e SAN Switches, incluindo configuração e otimização.
    Administração da plataforma de backups Veeam.
    Gestão da suite Microsoft 365, incluindo ADConnect e ambientes Híbridos.
    Implementar e manter Clusters VMware, garantindo a redundância, eficiência e segurança.
    Implementação de políticas e gestão da Active Directory e Exchange.
    Participar na elaboração de planos de contingência e recuperação de desastres.
    Realizar atualizações de sistemas operativos, patches de segurança e atualizações de firmware conforme necessário.
    Colaborar com as diversas equipas para implementar novas soluções e tecnologias.
    Gestão de software de monitorização e dashboards.
    Gestão de projetos e interação com diferentes fornecedores.
    Suporte de 2.ª linha quando necessário na resolução de problemas mais complexos.



    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto IT Infrastructure Specialist, até ao dia 3 de março de 2024.

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica da Divisão de Sistema e Processos da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador. Deverá ter capacidade de propor soluções de IT, tecnologias e processos alinhados com os objetivos de negócio e assentes numa estratégia de transformação digital.


    Habilitações
    Lic. Eng. Sistemas/ Informática, Lic. Eng. Informática de Gestão ou similar.
    Preferência curso Gestão Portuária ou comprovada experiência no sector.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.

    Experiência Profissional:
    •     Pelo menos 3 (três) anos de experiência em linguagens de programação PL/SQL.
    •     Desenvolvimento de APIs REST e SOAP.
    •     Modelação de processos em UML.
    •     Modelação e especificação de processos em BPMN.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior, Progressão na carreira atrativa, Subsídio de alimentação, Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos, Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    Conhecimento sólido ao nível das seguintes áreas:
    •     Conhecimentos avançados em linguagens de programação PL/SQL.
    •     Desenvolvimento de APIs REST e SOAP.
    •     Modelação de processos em UML.
    •     Modelação e especificação de processos em BPMN.
    •     Linguagens de programação.

    Privilegia-se conhecimentos avançados de TOS, GEN, CM, GOS, FAT, GAD, GSU, GDM, GTF,GTR,GT, MSG da plataforma JUL.

    Competências Pessoais
    •     Habilidades de Comunicação
    •     Resolução de Problemas
    •     Atendimento ao Cliente
    •     Organização
    •     Trabalho em Equipa
    •     Aprendizagem contínua

    Outras Competências:
    •     Habilitação para condução de veículos ligeiros
    •     Inglês falado e escrito

    Responsabilidades / Tarefas
    •     Desenhar e desenvolver projetos.
    •     Estabelecer condições e requisitos de contratação quando houver necessidade de envolvimento de entidades terceiras fornecedoras.
    •     Garantir o cumprimento dos prazos, do âmbito, dos custos, da implementação e operacionalização do projeto ou projetos que seja responsável.
    •     Implementação de soluções que criem valor no âmbito das subcomponentes da JUL.
    •     Gestão e coordenação de projetos de desenvolvimento.
    •     Gestão de contratos de suporte de SI sob a sua responsabilidade.
    •     Monitorização e gestão de níveis de serviço.
    •     Articulação com equipas de suporte e desenvolvimento para resolução de incidentes e gestão de alterações e novas funcionalidades.
    •     Fornecer suporte técnico de 2.ª linha aos utilizadores internos da APDL, respondendo a chamadas telefónicas, e-mails e pedidos de suporte presencial.
    •     Auxiliar os utilizadores e os serviços da APDL na resolução de problemas dos SI dos quais será responsável.
    •     Diagnosticar e resolver problemas de TI no âmbito dos SI que será responsável.
    •     Registar, triar, classificar e documentar todas as solicitações de suporte, incidentes e pedidos de serviço de forma precisa e completa no sistema de gestão de incidentes EASYVISTA.
    •     Manter registos atualizados de todas as interações com os utilizadores, incluindo detalhes de resolução de problemas e cronogramas de atendimento.
    •     Acompanhar a instalação, configurar e atualizar software dos utilizadores e de operação portuária.
    •     Fornecer orientação básica e formação aos utilizadores para melhorar as suas competências no uso de sistemas e aplicações.
    •     Documentação dos sistemas de que é responsável.
    •     Monitorizar os sistemas de TI para identificar problemas e tendências emergentes, articulando com restantes equipas de suporte a aplicações, de sistemas e infraestruturas e fornecedores quando necessário.

    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Project Manager / JUL Digital Transformation, até ao dia 3 de março de 2024.

  • Habilitações
    Cursos técnicos e profissionais em TI.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.

    Experiência Profissional
    Pelo menos 2 (dois) anos de experiência em funções de Helpdesk equivalentes.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico de Apoio Informático; Progressão na carreira atrativa Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    • Conhecimento sólido de sistemas operativos Windows
    • Domínio de parametrizações e configurações de Active Directory
    • Conhecimento básico de sistemas Linux
    • Domínio de aplicações Office na vertente de utilizador
    • Bom conhecimento de sistemas de impressão
    • Compreensão de redes, protocolos TCP/IP e configuração de hardware

    Competências Pessoais:
    • Orientação para o cliente
    • Organização e rigor
    • Trabalho em equipa
    • Facilidade em comunicar de forma verbal e escrita
    • Resolução de problemas
    • Aprendizagem contínua

    Outras Competências:
    • Inglês falado e escrito
    • Habilitação para condução de veículos ligeiros
    • Valorizamos Certificações em TI, tais como ITIL e COMPTIA+

    Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica do HelpDesk da Direção de Sistemas de Informação da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador e contacto com tecnologias e equipamentos avançados.

    Responsabilidades / Tarefas:
    • Fornecer suporte técnico de 1.ª linha aos utilizadores, respondendo a chamadas telefónicas, e-mails e pedidos de suporte presencial. Auxiliar os utilizadores e os serviços da APDL na resolução de problemas de hardware e software.
    • Diagnosticar e resolver problemas de TI comuns, incluindo questões de conectividade de rede, problemas de software, configuração de hardware.
    • Registar, triar, classificar e documentar todas as solicitações de suporte, incidentes e pedidos de serviço de forma precisa e completa no sistema de gestão de incidentes EASYVISTA.
    • Manter registos atualizados de todas as interações com os utilizadores, incluindo detalhes de resolução de problemas e cronogramas de atendimento.
    • Instalar, configurar e atualizar software e hardware em computadores e dispositivos dos utilizadores e de operação portuária.
    • Fornecer orientação básica e formação aos utilizadores para melhorar as suas competências no uso de sistemas e aplicações.
    • Monitorizar os sistemas de TI para identificar problemas e tendências emergentes, notificando a equipa de suporte 2.ª linha quando necessário.
    • Manter um inventário preciso de hardware e software, ajudando na gestão de ativos de TI da empresa.

    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Técnico de Helpdesk, até ao dia 3 de março de 2024

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Garantir o necessário funcionamento da área de manutenção da frota naval da APDL.

    Habilitações
    Licenciatura em Engenharia Mecânica, de Máquinas Marítimas, Eletrotécnica Marítima, Engenharia Mecatrónica ou similares.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.

    Experiência Profissional
    Pelo menos 2 (dois) anos de experiência em funções de gestão da manutenção.
    Privilegiada experiência de trabalho em ambiente industrial /naval.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior; Progressão na carreira atrativa Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    • Domínio de aplicações Office na vertente de utilizador
    • Conhecimentos de desenho técnico e análise de esquemas (hidráulicos, pneumáticos e elétricos)
    • Conhecimentos SAP (preferencial)

    Competências Pessoais:
    • Orientado para o trabalho em equipa
    • Capacidade de análise e resolução de problemas
    • Dinamismo e Proatividade
    • Capacidade de gestão de tempo e organização de trabalho

    Outras Competências:
    • Inglês falado e escrito
    • Habilitação para condução de veículos ligeiros

    Responsabilidades / Tarefas:
    • Definição da estratégia de manutenção dos ativos em exploração, designadamente da frota naval, incluindo as docagens a seco, de toda a sua frota para as suas vistorias obrigatórias segundo a legislação em vigor, de modo a obter a renovação do certificado de navegabilidade para cada embarcação;
    • Preparação e programação das ações de manutenção;
    • Especificações e acompanhamento das ações de manutenção, garantindo a execução do plano anual de Manutenção Preventiva Sistemática e Condicionada e organizar os trabalhos para realização das tarefas planeadas;
    • Assegurar a qualidade, rapidez e otimização dos recursos;
    • Acompanhar e supervisionar as intervenções externas (subcontratação) e intervindo /garantindo as boas práticas da prestação de serviço, em segurança e obrigações contratuais;
    • Análise/diagnóstico e resolução de avarias dos equipamentos em exploração, designadamente os da Frota Naval da APDL;
    • Gestão do stock de materiais, peças de reserva e de consumíveis para a manutenção da Frota Naval.
    • Assegurar a conservação, reparação e manutenção de máquinas, ferramentas, equipamentos portuários, defensas e pontões flutuantes;
    • Apreciação, revisão e emissão de pareceres de projetos e estudos;
    • Elaboração, preparação e acompanhamento dos termos de referência, peças instrutórias dos procedimentos de contratação publica de fornecimentos, prestações de serviço, projetos, estudos, etc;
    • Participação em comissões de Júri de Procedimentos de acordo com o CCP.


    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Eng.º Mecânico Naval, até ao dia 3 de março de 2024.

Responsabilidade Social Corporativa