A APDL, enquanto empresa socialmente responsável, tem vindo a prosseguir um modelo de gestão de recursos humanos com respeito pelos valores ético-sociais relevantes, designadamente, os princípios da igualdade de oportunidades e tratamento e não discriminação, havendo um comprometimento com a promoção do bem-estar profissional, social e emocional de todos os que trabalham na empresa.

APDL Organograma MAIO 2023 1 (002)

 

A política de gestão de recursos humanos assenta na permanente valorização pessoal e profissional dos colaboradores, fatores determinantes para proporcionar a motivação e a produtividade desejadas para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.

 

Capacitação e motivação

 

A APDL atua na valorização profissional e pessoal dos seus colaboradores, apostando no desenvolvimento das competências técnicas, mas também pessoais e comportamentais ao nível do relacionamento interpessoal, trabalho de equipa e motivação.

Centro de Formação da APDL

 

 

Candidaturas espontâneas

 

Estágios
Poderá submeter o seu pedido de estágio para o seguinte e-mail: drh@apdl.pt.

Este pedido deve ser formalizado indicando o curso que frequenta, o período de estágio, área preferencial em que quer estagiar e contactos.

Submeta a sua candidatura

 

 

Estamos a recrutar

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica da Divisão de Sistemas e Tecnologia da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador. Deverá ter capacidade de propor soluções de IT, tecnologias e processos alinhados com os objetivos de negócio e assentes numa estratégia bem planeada.



    Habilitações:
    Lic. Eng. Sistemas / Informática ou similiar



    Local de Trabalho:
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.



    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.



    Experiência Profissional

    Pelo menos 3 (três) anos de experiência na administração de sistemas, servidores, storage, SAN Switches, Backups e virtualização em VMware.

    Experiência em arquitetura de sistemas.



    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior, Progressão na carreira atrativa, Subsídio de alimentação, Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos, Outros benefícios sociais em vigor.



    Competências Técnicas
    3 ou mais anos de experiência com Servidores HPE, Storage HPE e VMware em ambientes Datacenter.

    3 ou mais anos de experiência em ambientes e arquiteturas Microsoft e/ou Linux.

    3 ou mais anos de experiência com Veeam.

    2 ou mais anos de experiência em M365.

    Valoriza-se Certificações HPE, Microsoft e VMware.

    Valoriza-se conhecimentos aprofundados em Oracle, SQL Server, PostgreSQL e Microsoft System Center.

     

    Competências Pessoais:
    Organização e iniciativa.
    Trabalho em equipa.
    Partilha de conhecimento.
    Envolvimento e perseverança.

    Outras Competências:
    Habilitação para condução de veículos ligeiros.
    Inglês falado e escrito.


    Responsabilidades / Tarefas:
    Desempenhará as funções de administrador de Sistemas e terá a responsabilidade de gestão em Servidores, Storage, Backups, Virtualização VMware e Arquiteturas Microsoft e/ou Linux.
    Administrar e manter servidores físicos e virtuais para garantir a disponibilidade e desempenho do sistema.
    Gerir soluções de Storage e SAN Switches, incluindo configuração e otimização.
    Administração da plataforma de backups Veeam.
    Gestão da suite Microsoft 365, incluindo ADConnect e ambientes Híbridos.
    Implementar e manter Clusters VMware, garantindo a redundância, eficiência e segurança.
    Implementação de políticas e gestão da Active Directory e Exchange.
    Participar na elaboração de planos de contingência e recuperação de desastres.
    Realizar atualizações de sistemas operativos, patches de segurança e atualizações de firmware conforme necessário.
    Colaborar com as diversas equipas para implementar novas soluções e tecnologias.
    Gestão de software de monitorização e dashboards.
    Gestão de projetos e interação com diferentes fornecedores.
    Suporte de 2.ª linha quando necessário na resolução de problemas mais complexos.



    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto IT Infrastructure Specialist, até ao dia 3 de março de 2024.

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica da Divisão de Sistema e Processos da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador. Deverá ter capacidade de propor soluções de IT, tecnologias e processos alinhados com os objetivos de negócio e assentes numa estratégia de transformação digital.


    Habilitações
    Lic. Eng. Sistemas/ Informática, Lic. Eng. Informática de Gestão ou similar.
    Preferência curso Gestão Portuária ou comprovada experiência no sector.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.

    Experiência Profissional:
    •     Pelo menos 3 (três) anos de experiência em linguagens de programação PL/SQL.
    •     Desenvolvimento de APIs REST e SOAP.
    •     Modelação de processos em UML.
    •     Modelação e especificação de processos em BPMN.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior, Progressão na carreira atrativa, Subsídio de alimentação, Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos, Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    Conhecimento sólido ao nível das seguintes áreas:
    •     Conhecimentos avançados em linguagens de programação PL/SQL.
    •     Desenvolvimento de APIs REST e SOAP.
    •     Modelação de processos em UML.
    •     Modelação e especificação de processos em BPMN.
    •     Linguagens de programação.

    Privilegia-se conhecimentos avançados de TOS, GEN, CM, GOS, FAT, GAD, GSU, GDM, GTF,GTR,GT, MSG da plataforma JUL.

    Competências Pessoais
    •     Habilidades de Comunicação
    •     Resolução de Problemas
    •     Atendimento ao Cliente
    •     Organização
    •     Trabalho em Equipa
    •     Aprendizagem contínua

    Outras Competências:
    •     Habilitação para condução de veículos ligeiros
    •     Inglês falado e escrito

    Responsabilidades / Tarefas
    •     Desenhar e desenvolver projetos.
    •     Estabelecer condições e requisitos de contratação quando houver necessidade de envolvimento de entidades terceiras fornecedoras.
    •     Garantir o cumprimento dos prazos, do âmbito, dos custos, da implementação e operacionalização do projeto ou projetos que seja responsável.
    •     Implementação de soluções que criem valor no âmbito das subcomponentes da JUL.
    •     Gestão e coordenação de projetos de desenvolvimento.
    •     Gestão de contratos de suporte de SI sob a sua responsabilidade.
    •     Monitorização e gestão de níveis de serviço.
    •     Articulação com equipas de suporte e desenvolvimento para resolução de incidentes e gestão de alterações e novas funcionalidades.
    •     Fornecer suporte técnico de 2.ª linha aos utilizadores internos da APDL, respondendo a chamadas telefónicas, e-mails e pedidos de suporte presencial.
    •     Auxiliar os utilizadores e os serviços da APDL na resolução de problemas dos SI dos quais será responsável.
    •     Diagnosticar e resolver problemas de TI no âmbito dos SI que será responsável.
    •     Registar, triar, classificar e documentar todas as solicitações de suporte, incidentes e pedidos de serviço de forma precisa e completa no sistema de gestão de incidentes EASYVISTA.
    •     Manter registos atualizados de todas as interações com os utilizadores, incluindo detalhes de resolução de problemas e cronogramas de atendimento.
    •     Acompanhar a instalação, configurar e atualizar software dos utilizadores e de operação portuária.
    •     Fornecer orientação básica e formação aos utilizadores para melhorar as suas competências no uso de sistemas e aplicações.
    •     Documentação dos sistemas de que é responsável.
    •     Monitorizar os sistemas de TI para identificar problemas e tendências emergentes, articulando com restantes equipas de suporte a aplicações, de sistemas e infraestruturas e fornecedores quando necessário.

    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Project Manager / JUL Digital Transformation, até ao dia 3 de março de 2024.

  • Habilitações
    Cursos técnicos e profissionais em TI.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro, Terminais ferroviários de Leixões e da Guarda.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.
    Disponibilidade para trabalho fora de horário de trabalho normal, nos períodos da noite, feriados e fim de semana, em regime de prevenção de acordo com regulamentação vigente na empresa e escalas planeadas.

    Experiência Profissional
    Pelo menos 2 (dois) anos de experiência em funções de Helpdesk equivalentes.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico de Apoio Informático; Progressão na carreira atrativa Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    • Conhecimento sólido de sistemas operativos Windows
    • Domínio de parametrizações e configurações de Active Directory
    • Conhecimento básico de sistemas Linux
    • Domínio de aplicações Office na vertente de utilizador
    • Bom conhecimento de sistemas de impressão
    • Compreensão de redes, protocolos TCP/IP e configuração de hardware

    Competências Pessoais:
    • Orientação para o cliente
    • Organização e rigor
    • Trabalho em equipa
    • Facilidade em comunicar de forma verbal e escrita
    • Resolução de problemas
    • Aprendizagem contínua

    Outras Competências:
    • Inglês falado e escrito
    • Habilitação para condução de veículos ligeiros
    • Valorizamos Certificações em TI, tais como ITIL e COMPTIA+

    Propósito/ Objetivo da Função
    Pretende-se recurso para integrar numa equipa jovem e dinâmica do HelpDesk da Direção de Sistemas de Informação da APDL, onde terá oportunidade de participar em projetos de caracter inovador e contacto com tecnologias e equipamentos avançados.

    Responsabilidades / Tarefas:
    • Fornecer suporte técnico de 1.ª linha aos utilizadores, respondendo a chamadas telefónicas, e-mails e pedidos de suporte presencial. Auxiliar os utilizadores e os serviços da APDL na resolução de problemas de hardware e software.
    • Diagnosticar e resolver problemas de TI comuns, incluindo questões de conectividade de rede, problemas de software, configuração de hardware.
    • Registar, triar, classificar e documentar todas as solicitações de suporte, incidentes e pedidos de serviço de forma precisa e completa no sistema de gestão de incidentes EASYVISTA.
    • Manter registos atualizados de todas as interações com os utilizadores, incluindo detalhes de resolução de problemas e cronogramas de atendimento.
    • Instalar, configurar e atualizar software e hardware em computadores e dispositivos dos utilizadores e de operação portuária.
    • Fornecer orientação básica e formação aos utilizadores para melhorar as suas competências no uso de sistemas e aplicações.
    • Monitorizar os sistemas de TI para identificar problemas e tendências emergentes, notificando a equipa de suporte 2.ª linha quando necessário.
    • Manter um inventário preciso de hardware e software, ajudando na gestão de ativos de TI da empresa.

    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Técnico de Helpdesk, até ao dia 3 de março de 2024

  • Propósito/ Objetivo da Função
    Garantir o necessário funcionamento da área de manutenção da frota naval da APDL.

    Habilitações
    Licenciatura em Engenharia Mecânica, de Máquinas Marítimas, Eletrotécnica Marítima, Engenharia Mecatrónica ou similares.

    Local de Trabalho
    APDL em Leça da Palmeira.
    Disponibilidade para deslocações em serviço a outras unidades de negócio da APDL, Porto de Viana do Castelo, Via Navegável do Douro.

    Horário de trabalho
    O horário diário de trabalho será de 7 horas, compatível com os serviços da APDL a designar no período entre as 08:00h e 20:00h.

    Experiência Profissional
    Pelo menos 2 (dois) anos de experiência em funções de gestão da manutenção.
    Privilegiada experiência de trabalho em ambiente industrial /naval.

    Componente Remuneratória
    Enquadramento na Carreira de Técnico Superior; Progressão na carreira atrativa Subsídio de alimentação; Seguro de saúde para o trabalhador e co-comparticipado para cônjuge e filhos; Outros benefícios sociais em vigor.

    Competências Técnicas
    • Domínio de aplicações Office na vertente de utilizador
    • Conhecimentos de desenho técnico e análise de esquemas (hidráulicos, pneumáticos e elétricos)
    • Conhecimentos SAP (preferencial)

    Competências Pessoais:
    • Orientado para o trabalho em equipa
    • Capacidade de análise e resolução de problemas
    • Dinamismo e Proatividade
    • Capacidade de gestão de tempo e organização de trabalho

    Outras Competências:
    • Inglês falado e escrito
    • Habilitação para condução de veículos ligeiros

    Responsabilidades / Tarefas:
    • Definição da estratégia de manutenção dos ativos em exploração, designadamente da frota naval, incluindo as docagens a seco, de toda a sua frota para as suas vistorias obrigatórias segundo a legislação em vigor, de modo a obter a renovação do certificado de navegabilidade para cada embarcação;
    • Preparação e programação das ações de manutenção;
    • Especificações e acompanhamento das ações de manutenção, garantindo a execução do plano anual de Manutenção Preventiva Sistemática e Condicionada e organizar os trabalhos para realização das tarefas planeadas;
    • Assegurar a qualidade, rapidez e otimização dos recursos;
    • Acompanhar e supervisionar as intervenções externas (subcontratação) e intervindo /garantindo as boas práticas da prestação de serviço, em segurança e obrigações contratuais;
    • Análise/diagnóstico e resolução de avarias dos equipamentos em exploração, designadamente os da Frota Naval da APDL;
    • Gestão do stock de materiais, peças de reserva e de consumíveis para a manutenção da Frota Naval.
    • Assegurar a conservação, reparação e manutenção de máquinas, ferramentas, equipamentos portuários, defensas e pontões flutuantes;
    • Apreciação, revisão e emissão de pareceres de projetos e estudos;
    • Elaboração, preparação e acompanhamento dos termos de referência, peças instrutórias dos procedimentos de contratação publica de fornecimentos, prestações de serviço, projetos, estudos, etc;
    • Participação em comissões de Júri de Procedimentos de acordo com o CCP.


    A candidatura e CV devem ser enviados para drh@apdl.pt, com o assunto Eng.º Mecânico Naval, até ao dia 3 de março de 2024.

Responsabilidade Social Corporativa