• No âmbito da sua Política de Sustentabilidade, a APDL pretende atuar de forma mais pró-ativa junto dos seus fornecedores, incentivando-os à adoção de condutas de gestão mais sustentáveis nas áreas económicas, sociais e ambientais, estabelecendo relações de confiança e de cooperação.

    Neste documento incluem-se princípios orientadores fundamentais para promover, no relacionamento comercial entre a APDL e os seus fornecedores:

    • Relacionamento ético e uma boa troca de informação e comunicação entre as partes;
    • Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados;
    • Aplicar boas práticas de faturação e pagamentos;
    • Cumprimento da legislação e regulamentação aplicável à atividade e à segurança no trabalho e proteção do ambiente.
PRINCÍPIO
COMPROMISSOS DA APDL
RESPONSABILIDADES DOS FORNECEDORES

ÉTICA NO RELACIONAMENTO

- Orientar as nossas ações por valores éticos, assumindo no seu relacionamento com todos os fornecedores princípios de transparência, cooperação e adequada confidencialidade, e da responsabilização pelos impactes das nossas atividades.

- Ter em consideração na seleção dos seus fornecedores o cumprimento dos princípios de transparência, cooperação e responsabilização.

- Respeitar os valores éticos assentes na confidencialidade, transparência, integridade e responsabilidade no relacionamento com a APDL;

- Assumir um papel pró-ativo, no sentido de todos os seus prestadores de serviço e colaboradores assumam como seus os princípios éticos no seu relacionamento com a APDL.

COMUNICAÇÃO

- Garantir uma clara e atempada informação com os fornecedores;

- Promover canais de comunicação de fácil acesso e rápida decisão;

- Cooperar com a APDL no sentido de, em conjunto, proporcionar serviços de qualidade por forma a melhor servir e corresponder às necessidades dos clientes do Porto de Leixões.

- Garantir o reporte da informação solicitada por forma a elaborar todos os documentos de controlo e gestão, designadamente o Relatório de Sustentabilidade do Porto de Leixões, para que também ele seja um elemento diferenciador e de prestígio da marca Porto de Leixões.

QUALIDADE

- Eleger como fator de seleção dos fornecedores os padrões de Qualidade reconhecidos ou demonstrados;

- Promover a sistemática avaliação do produto ou da prestação de serviço à luz dos princípios consagrados neste Código de Conduta;

- Satisfazer todas as condições contratuais de fornecimento estabelecidas entre ambas as partes e atuar sempre com o objetivo de atingir a excelência.

PAGAMENTOS

- Promover mecanismos que assegurem o pagamento dos fornecimentos no prazo de 40 dias após receção da respetiva fatura, ou outro previamente acordado;

- Estipular o pagamento de juros de mora sempre que se verifique o incumprimento, por culpa da APDL, do prazo de pagamento previamente acordado.

- Tomar as medidas adequadas para prevenir impactes negativos no ambiente e acidentes ou danos na saúde de todos os profissionais que trabalham no Porto de Leixões, minimizando, tanto quanto seja possível, as causas desses perigos;

- Tomar as medidas necessárias para evitar o desperdício e fazer uso das boas práticas de utilização racional dos recursos naturais;

- Cumprir escrupulosamente os procedimentos regulamentares e operacionais definidos, de forma a controlar eficazmente os seus riscos ambientais e de segurança;

- Reportar à APDL. com celeridade e transparência, as situações de acidente ocorridas e cooperar com os meios técnicos e humanos necessários para a resolução da situação, em conformidade com os procedimentos definidos para as situações de emergência/ acidente.

CONFORMIDADE LEGAL

- Garantir a verificação do cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentos exigíveis para a atividade;

- Cumprimento da legislação aplicável, bem como prestar toda a colaboração solicitada e exigível, nomeadamente no que respeita às condições de trabalho e de segurança dos seus colaboradores, e às questões ambientais.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

- Comunicar as regras gerais de saúde e segurança no trabalho que devem ser respeitadas pelos seus fornecedores e verificar o seu cumprimento sempre que desempenham a sua atividade nas instalações da Empresa;

- Prestar toda a informação que for solicitada sobre as condições específicas da prestação de serviço;

- Cumprir com a legislação aplicável em matéria laboral, adotando medidas e práticas que proporcionem um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus colaboradores;

- Adotar as medidas necessárias para a garantir boas condições de Saúde e Segurança no trabalho aos seus colaboradores.

- Não praticar ou consentir a prática, de procedimentos ilegais em matéria de contratação de pessoal;

AMBIENTE

- Dar a conhecer a todos os fornecedores, os procedimentos adotados na Empresa em matéria de proteção ambiental, exigindo o seu cumprimento;

- Sensibilizar os fornecedores para a adoção de boas práticas ambientais, na sua atividade.

- Assegurar a utilização de boas práticas ambientais de forma a prevenir e minimizar os impactes decorrentes da sua atividade nas instalações da APDL.

Código de Fornecedores