Monitorização da Qualidade do Ar

Apesar das inúmeras variáveis incontroláveis, a empresa tem feito um investimento na monitorização contínua da qualidade do ar. Atualmente existem no Porto de Leixões duas estações que permitem a monitorização permanente (365 dias/ano, 24H/dia) da emissão de partículas resultantes das várias atividades portuárias. Estas estações incluem ainda sistemas de monitorização da pluviosidade e direção e velocidade do vento, permitindo a visualização de dados em tempo real e a definição de limites.

Quando os valores sobem acima dos limites fixados, a empresa tenta identificar o foco e definir medidas de mitigação. Os resultados da monitorização contínua são integrados em relatórios mensais sobre qualidade do ar e ruído no Porto de Leixões, elaborados por uma entidade externa à APDL.

 

Participação no projeto AIRSHIP - "Impact of maritime transport and harbour emissions on the air quality of Portugal: present and future scenarios"

 

Desenvolvido pela Universidade de Aveiro, este projeto consiste em estimar as emissões em cenário presente e futuro (alterações climáticas) e o seu impacto na qualidade do ar ao nível urbano e local, através do inventário das emissões do porto de Leixões e calcular as emissões para novos projetos que venham a ser implementados no porto.