• No âmbito da sua Política de Sustentabilidade, a APDL assume o compromisso de incluir na sua estratégia, os princípios de sustentabilidade ambiental, económica e social.

    Confiando no envolvimento de todos os agentes que desenvolvem a sua atividade nas nossas unidades de negócio, consagramos princípios de ética e de conduta em todas as relações comerciais, tendo como foco a descarbonização e a transição energética.

    Consideramos os seguintes vetores estratégicos:

    • conduta ética no relacionamento comercial entre todas as entidades a operar no porto;
    • cooperação para atingir a excelência na prestação dos serviços;
    • cumprimento da legislação e regulamentação nas áreas ambientais e de segurança no trabalho;
    • prossecução de boas condições de trabalho e de realização pessoal de todos os que trabalham no Porto de Leixões.

     

    Com esta carta de princípios, a APDL pretende reforçar as relações de confiança e transparência, o espírito de cordialidade e cooperação e um sentido de responsabilidade social e ambiental na promoção e desenvolvimento de um Porto de Leixões cada vez mais competitivo.

PRINCÍPIO
COMPROMISSOS DA APDL
RESPONSABILIDADES DOS CONCESSIONÁRIOS

ÉTICA NO RELACIONAMENTO

- Orientar as nossas ações por valores éticos, assumindo no relacionamento com todos os concessionários princípios de confiança, responsabilidade, e transparência, com respeito pela necessária confidencialidade.

- Atuar segundo os princípios da ética e lealdade, respeitando as regras orientadoras de uma saudável catividade comercial, utilizando a máxima transparência nas suas comunicações e respeitando critérios de confidencialidade na partilha de informação não pública;

- Desempenhar um papel pró-ativo, no sentido de todos os seus prestadores de serviço e colaboradores assumirem como seus, os princípios éticos de relacionamento existentes entre a APDL e os Concessionários

COMPETITIVIDADE DO PORTO

- Proporcionar serviços de qualidade por forma a melhor servir e corresponder às necessidades dos seus clientes.

- Criar um ambiente de parceria e partilha de experiências, iniciativas comerciais e de Know-how com os concessionários, potenciando um melhor desempenho e um maior espírito de inovação.

- Cooperar com a APDL no sentido de, em conjunto, proporcionar serviços de qualidade por forma a melhor servir e corresponder às necessidades dos clientes do Porto de Leixões.

- Garantir o reporte da informação solicitada por forma a elaborar todos os documentos de controlo e gestão, designadamente o Relatório de Sustentabilidade do Porto de Leixões, para que também ele seja um elemento diferenciador e de prestígio da marca Porto de Leixões.

CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS E REGULAMENTARES

Garantir a verificação do cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentos exigíveis para a atividade

- Cumprir a legislação aplicável e a adoção de boas práticas em todos os aspetos da sua atividade;

- Proceder ao reporte à APDL de situações de incumprimento previstas nos procedimentos do Porto de Leixões.

PROTEÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

- Controlar o cumprimento dos procedimentos adotados no Porto de Leixões em matéria de proteção ambiental e de saúde e segurança do trabalho;

- Sensibilizar e apoiar os concessionários na adoção de boas práticas ambientais e de saúde e segurança, na sua atividade.

- Tomar as medidas adequadas para prevenir impactes negativos no ambiente e acidentes ou danos na saúde de todos os profissionais que trabalham no Porto de Leixões, minimizando, tanto quanto seja possível, as causas desses perigos;

- Tomar as medidas necessárias para evitar o desperdício e fazer uso das boas práticas de utilização racional dos recursos naturais;

- Cumprir escrupulosamente os procedimentos regulamentares e operacionais definidos, de forma a controlar eficazmente os seus riscos ambientais e de segurança;

- Reportar à APDL. com celeridade e transparência, as situações de acidente ocorridas e cooperar com os meios técnicos e humanos necessários para a resolução da situação, em conformidade com os procedimentos definidos para as situações de emergência/ acidente.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

- Garantir boas condições de trabalho e promover a realização profissional e pessoal dos seus trabalhadores;

- Não praticar ou consentir a prática de procedimentos ilegais em matéria de contratação de pessoal

- Valorizar os seus recursos humanos garantindo-lhes um ambiente de trabalho seguro e saudável e uma remuneração adequada à função, de forma a promover a sua motivação e realização profissional, num quadro de pleno desenvolvimento pessoal;

- Contratar, remunerar e promover os seus colaboradores com base na sua capacidade de realização de trabalho, independentemente das suas características pessoais, sexo, religião, idade, estado civil, situação familiar, nacionalidade ou etnia;

- Garantir a formação necessária a um bom desempenho dos colaboradores e uma evolução contínua no desempenho e na sua carreira profissional;

- Não praticar ou consentir a prática de procedimentos ilegais em matéria de contratação de pessoal.

Princípios para Concessionários