Veleiro Santa Maria Manuela no Porto de Leixões
Santa Maria (1)

Veleiro Santa Maria Manuela no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebe hoje, 5 de julho, a visita do veleiro Santa Maria Manuela, um dos últimos sobreviventes da chamada “Frota Branca” Portuguesa.

Encontra-se na Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira e transporta 18 passageiros de várias nacionalidades, que embarcaram na Corunha, no passado dia 3 de julho, rumo a Lisboa e, ainda, 19 tripulantes.

Ruma ao final da tarde às ilhas Berlengas, seguindo depois para Lisboa, onde chega a 8 de julho. Estes 18 passageiros saíram esta manhã para visita à cidade do Porto.

A bordo do Santa Maria Manuela, estes passageiros participam em todos os aspetos da vida a bordo, de forma voluntária e não tendo necessariamente qualquer experiência de vida de mar.

O Santa Maria Manuela é um veleiro português de 4 mastros, que realiza viagens ambientalmente responsáveis, que incluem visitas a várias ilhas e a prática da arte de velejar, além de expedições de mergulho e experiências de formação de navegação à vela.

Foi lançado a 10 de maio de 1937, nas docas da Rocha do Conde de Óbidos, em Alcântara juntamente com o seu irmão Creoula. Ambos foram construídos em apenas 62 dias e destinavam-se à pesca do bacalhau na Terra Nova e na Gronelândia.

Em 2022, o Santa Maria Manuela foi alvo de uma renovação completa a nível de conforto que, abaixo do convés, faz deste navio um dos veleiros mais modernos e confortáveis do mundo, enquanto complementa o legado único do navio.