
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões será um dos novos destaques na ampliação do Portugal dos Pequenitos, reforçando a sua relevância como símbolo de inovação arquitetónica e cultural. A miniatura do Terminal será construída sobre um lago, com uma rampa em caracol, proporcionando uma experiência envolvente para os visitantes e aproximando as crianças da arquitetura e cultura portuguesas.
O projeto de ampliação, liderado pela Fundação Bissaya Barreto, conta com a colaboração de prestigiados arquitetos nacionais e internacionais, incluindo Luís Pedro Silva – autor do projeto do Terminal de Cruzeiros –, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Rem Koolhaas. Além do Terminal de Cruzeiros, outras miniaturas de edifícios icónicos como a Casa da Música, o Pavilhão de Portugal e a Casa das Histórias também serão incluídas.
Atualmente na sua terceira fase, a requalificação do Portugal dos Pequenitos tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026. Concebido durante o Estado Novo, o parque em miniatura é um espaço lúdico, pedagógico e turístico, destinado a mostrar aspetos da cultura e do património português, tanto em Portugal como no mundo.
A inclusão do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões neste projeto sublinha a importância do edifício como símbolo de inovação arquitetónica e cultural.