
No passado dia 11 de setembro foram inaugurados os novos escritórios da empresa irlandesa Gazelle Wind Power, no porto de Viana do Castelo.
Na inauguração da sede da empresa, foi também anunciado o lançamento do projeto piloto “Nau Azul”, que irá instalar uma turbina eólica de 2MW ao largo da costa da praia da Aguçadoura, na Póvoa do Varzim. Este projeto Nau Azul terá início em 2025, estando prevista para 2026 a construção da plataforma, que deverá ser lançada à água até à primavera de 2027.
A Gazelle Wind Power foi fundada em 2020 pelo CEO Jon Salazar com o intuito de desenvolver o potencial do enorme mercado de vento offshore de águas profundas. A empresa concebeu uma plataforma de vento flutuante única e inovadora, a qual se caracteriza pela sua durabilidade e carácter disruptivo. A plataforma permite que as turbinas eólicas sejam colocadas em águas mais profundas, objetivando maximizar o potencial das energias renováveis. De realçar ainda, a tecnologia inovadora desenvolvida e patenteada pela Gazelle, que se apresenta como uma solução mais simples para produção em massa, para montagem, lançamento, instalação e operacionalização, o que permitirá reduzir o custo em escala comercial da energia eólica offshore flutuante.
A cerimónia contou com a presença de elementos da APDL, do executivo municipal de Viana do Castelo e de várias entidades e empresas de relevância no setor energético nacional.