
No passado fim de semana, o Porto de Leixões teve o prazer de receber dois grandes navios de cruzeiro: o Ventura e o AIDAbella, que trouxeram ao Terminal de Cruzeiros milhares de passageiros.
Na manhã de sábado, o Ventura chegou a Leixões com 3.298 passageiros, principalmente britânicos. Esta foi a sua 10ª e última escala do ano, tornando-o o navio mais assíduo em 2024 e o que mais passageiros trouxe ao Porto de Leixões. O navio encontra-se numa viagem de 10 dias por Portugal, Espanha e França, com embarque e desembarque em Southampton e escalas em Santander, Vigo, Lisboa, Leixões e Cherbourg. Lançado em 2008, o Ventura possui 290 metros de comprimento e um peso bruto de 116.000 toneladas, sendo operado pela P&O Cruises e detido pela Carnival Corporation.
No domingo, foi a vez do AIDAbella, operado pela alemã AIDA Cruises, aportar em Leixões com cerca de 2.500 passageiros, quase todos de nacionalidade alemã. Este navio estava numa viagem de reposicionamento de 20 dias, partindo de Kiel, na Alemanha, com destino final em La Romana, na República Dominicana, onde ficará nas Caraíbas até abril do próximo ano. Construído em 2008, o AIDAbella tem 251 metros de comprimento e 69.000 toneladas brutas, e caracteriza-se, como todos os navios da AIDA Cruises, pelo rosto sorridente na proa, a imagem de marca da companhia.
Com esta receção, o Porto de Leixões reforçou o seu papel como porta de entrada para milhares de turistas de várias nacionalidades, contribuindo para o dinamismo e valorização da região.