
O navio Arctic Sunrise, da organização ambiental Greenpeace, chegará ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões amanhã, quinta-feira, dia 20 de fevereiro, visita inserida numa campanha para sensibilizar o público sobre a importância da proteção dos oceanos e do meio ambiente.
Durante a sua estadia em Leixões, o Arctic Sunrise abrirá as suas portas ao público, proporcionando uma oportunidade única para conhecer de perto esta emblemática embarcação e a missão da Greenpeace. As visitas, de caráter gratuito, decorrerão sábado e domingo durante todo o dia, com intervalo na hora de almoço.
O Arctic Sunrise é um navio quebra-gelo adquirido pela Greenpeace em 1995 e um dos quatro barcos de investigação e pesquisa da organização. Com um histórico de participação em diversas campanhas ambientais, o navio esteve envolvido em 2013 num protesto contra a exploração de petróleo no Ártico pela empresa russa Gazprom, destacando os riscos ambientais associados a estas atividades.
Construído em 1975 pela companhia AS Vaagen Verft, originalmente denominado Polarbjorn (Urso Polar), o navio está registado no porto de Amesterdão, nos Países Baixos. Com 49,62 metros de comprimento e 949 toneladas, o Arctic Sunrise é capaz de atingir uma velocidade máxima de 13 nós e conta com diversas embarcações auxiliares, além de espaço para um helicóptero.
Informações úteis:
Visitas guiadas e gratuitas
Horários das Visitas:
Sábado - 22/2 - 10h00-13h00 e 15h00-18h00
Domingo - 23/2 - 10h00-13h00
Acesso ao Terminal de Cruzeiros: Entrada pelo Molhe Sul do Porto de Leixões.
A APDL convida toda a comunidade a participar nesta experiência única e a conhecer melhor o trabalho da Greenpeace na proteção dos oceanos e do meio ambiente.