FERROVIA IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE LEIXÕES E DOS TERMINAIS FERROVIÁRIOS DA APDL
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A modernização e expansão da ferrovia têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da atividade da APDL, tanto nas áreas portuárias como nos terminais ferroviários da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Com a inclusão nos estatutos da APDL de Gestor de Infraestruturas Ferroviárias, designadamente dos terminais ferroviários de mercadorias de Leixões (TFMLeixões) e da Guarda (TFMGuarda), resulta um incremento significativo da intermodalidade, da eficiência logística e da sustentabilidade ambiental.

Relativamente ao TFMGuarda, mesmo dependendo da finalização das intervenções da linha ferroviária da Beira Alta, a APDL está a ultimar o procedimento da empreitada que permite a sua operacionalidade em estreita coordenação com o Município da Guarda e com o objetivo de dar início à sua atividade.

Quanto ao TFMLeixões, após a transferência no dia 1 de fevereiro das Infraestruturas de Portugal (IP) para a APDL, a atividade no terminal tem registado resultados muito satisfatórios.

Resultados do TFMLeixões:

Os resultados positivos alcançados no TFMLeixões são fruto de um esforço conjunto entre as autoridades locais, o setor privado e a comunidade. Os dados mais recentes publicados registam a importância da ferrovia no transporte de mercadorias e na sua interligação de movimentação de cargas.

Nos cinco meses de gestão da APDL do TFMLeixões em 2023 foram registados 701 movimentos de comboios, movimentados 19.765 contentores correspondentes a 32.633 TEUs. Uma vez que muita da atividade de mercadorias tem como destino território geograficamente mais próximo, foram registados 19.800 movimentos de camiões no respetivo terminal.

 

Impacto do transporte ferroviário no Porto de Leixões:

O Porto de Leixões tem registado na entrada por via ferroviária os seguintes resultados:

Nos primeiros seis meses do ano registaram-se 903 comboios com um total de 280.633 ton de carga e 7.421 contentores com 12.319 TEUs.

O transporte de carga por via férrea tem-se revelado uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, aliviando o congestionamento das estradas e melhorando a fluidez do tráfego portuário. Além disso, a ferrovia facilita o acesso a mercados distantes, fortalecendo a competitividade do Porto no cenário global.