
Na passada semana, o Centro de Formação da APDL realizou o acompanhamento de manobras portuárias com recurso ao rebocador Açor, no Porto de Ponta Delgada.
Com o objetivo de incrementar boas práticas de manobra em segurança na operação do rebocador Açor, um mestre da equipa de operações marítimas da APDL acompanhou manobras de rotina durante uma semana.
O rebocador Açor, é uma embarcação ASD – Azimute Stern Drive, recentemente adquirida pela Portos dos Açores para operar no Porto de Ponta Delgada. Neste contexto foi solicitado o acompanhamento técnico, em que foram abordados aspetos específicos de manobra do rebocador tanto livre, como em situação de manobra, que permitiram à equipa de mestres da Portos dos Açores adquirir conhecimentos para uma utilização segura do rebocador, incentivando a equipa à máxima rentabilização deste recurso.