
Está a decorrer a 12.ª edição do Business2Sea, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O evento, organizado pelo Fórum Oceano em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a APDL, que começou ontem e termina hoje, dia 15 de novembro, destaca o compromisso da APDL em liderar a transição energética e digital no setor marítimo, com diversos líderes e especialistas focados na promoção da economia azul, digitalização e energias renováveis oceânicas.
A abertura, contou com a presença de João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL, Carlos Costa Pina, Presidente do Fórum Oceano, Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Andreea Strachinescu, DG Mare da Comissão Europeia. O Presidente do CA da APDL, anfitrião do evento, sublinhou a importância de um futuro descarbonizado, reforçando as iniciativas da APDL voltadas para a sustentabilidade.
Durante o dia decorrem várias palestras e mesas redondas. Hugo Lopes, da Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, participou na mesa-redonda intitulada “Matosinhos como Hub internacional da Economia azul – perspetivas estratégicas", abordando o roteiro de transição energética da APDL e enfatizando a relevância das parcerias com stakeholders para resolver desafios de descarbonização.
Destaque para a apresentação do “Prémio Ambição Mar Portugal”, uma homenagem a Ana Paula Vitorino, Presidente da AMT.
Com o propósito de posicionar Matosinhos como um hub estratégico internacional na economia azul, o Business2Sea proporciona uma plataforma essencial para o fortalecimento de redes de cooperação, facilitando a interação entre empresas, universidades, centros de investigação e entidades governamentais, promovendo inovações e novas oportunidades de negócio no setor.
Hoje, 15 de novembro, o dia será dedicado a outras sessões de trabalho, serão assinados Protocolos com o Clube de Investidores PBDH, com o BLUEBIO ALLIANCE, com o Porto de Aveiro e Colab + Atlantic, ocorrerá a visita aos Biobancos do CIIMAR e decorrerá uma cerimónia de renovação de Certificação de Estações Náuticas. Depois do encerramento haverá tempo para uma degustação de conservas by ANICP, iguaria emblemática do património local.