
A parceria entre a APDL e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) continua a afirmar-se como uma referência na aproximação entre a academia e o setor marítimo-portuário, com particular destaque para a inovação e digitalização.
Nos dias 28 de maio, 4 de junho e 11 de junho de 2025, decorreu uma sequência de três seminários dedicados a tópicos centrais da digitalização do setor marítimo-portuário: Janela Única Logística, Análise de Dados Aplicada, e Digitalização de Processos Portuários.
As sessões foram conduzidas por elementos da Direção de Sistemas de Informação da APDL: Eng. Hugo Bastos, Diretor, Eng. Paulo Moreira, Chefe da Divisão de Informação e Processos, Eng. António Urbano, Especialista em Sistemas de Informação Marítimos e Portuários e Eng. Leonel Dias, Programador de Sistemas de Informação. Estas apresentações foram dirigidas aos finalistas da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e do Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos da ENIDH.
A APDL agradece a todos os estudantes pela participação empenhada e pelas reflexões partilhadas durante as sessões, bem como às Professoras Adriana Fernandes e Fernanda Macedo, pelo acompanhamento nas unidades curriculares "Sistemas de Informação Marítimos II" e "Sistemas Informáticos de Apoio à Gestão".
Um agradecimento especial ao Dr. Manuel Teixeira, Diretor de Recursos Humanos da APDL, pelo envolvimento e apoio continuado na dinamização desta parceria estratégica.
Com iniciativas como esta, a APDL reafirma o seu compromisso com a capacitação de futuras gerações e com a construção de um setor portuário cada vez mais digital, eficiente e sustentável.