
A APDL integra o recém-criado SUSTmare – Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, oficialmente constituído no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O SUSTmare surge como uma resposta estratégica ao potencial da energia eólica offshore e aos recursos marítimos da região Norte, reunindo entidades institucionais, científicas e empresariais com o objetivo de acelerar a inovação e promover a transferência de tecnologia no domínio das energias oceânicas renováveis e da economia azul.
A APDL assume a vice-presidência da mesa da Assembleia Geral, representada pelo Administrador, Joaquim Gonçalves. A presidência da Assembleia é assumida por José Coutinho Sampaio (INEGI) e o cargo de secretário é ocupado por Francisco Peixoto Araújo (CEVAL).
A presidência do Conselho de Administração é assumida por Carlos Rodrigues (IPVC), sendo os restantes vogais Luís Nobre (Câmara Municipal de Viana do Castelo), José Manuel Mendonça (INESC TEC), José Miguel Moreira Pinheiro (Ocean Winds) e Luís Filipe de Sousa Gomes (Mota-Engil). O Conselho Fiscal é composto por representantes da CIM Alto Minho, CiTiN e Costa & Rego.
Sediada no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, esta nova entidade representa um investimento de 7,9 milhões de euros e foca-se em três grandes áreas de atuação:
- Energia Azul, com destaque para sistemas de produção de energias renováveis offshore e hidrogénio/amónia verde;
- Tecnologias Oceânicas, incluindo sistemas de inspeção e manutenção, estruturas e materiais avançados, e tecnologias de informação e comunicação;
- Atividades e Serviços Complementares, como biotecnologia azul, aquacultura e monitorização socioambiental.
O SUSTmare posiciona-se como um centro de referência internacional em investigação aplicada, ensaios, prestação de serviços tecnológicos e capacitação de recursos humanos, num modelo colaborativo que aproxima o sistema científico e tecnológico do tecido económico e social.
Até ao final de julho, será submetida uma candidatura ao aviso NORTE 2030, promovido pela CCDR-Norte, visando garantir o financiamento necessário para a construção do edifício SUSTmare e a aquisição de equipamentos tecnológicos fundamentais para o arranque da atividade operacional.
Com esta integração, a APDL reforça o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a promoção da economia do mar, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que impulsionem a transição energética e a competitividade da economia azul nacional.