APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30 em parceria com a AEP e o Novo Banco
Evento+60

A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.

Kick-off  deste projeto ocorreu na passada sexta-feira, dia 17 de novembro, no Porto de Leixões e contou com as presenças do Presidente do Conselho  de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.

É opinião unânime que, Portugal está de Parabéns: as exportações portuguesas já atingiram em 2022 o marco histórico de 50% do PIB, pretendido apenas para 2027, no entanto, urge ser mais ambicioso para que Portugal se posicione na 1ª linha das economias exportadores e seja mais competitivo internacionalmente. Para que Portugal atinja 60% do PIB em exportações em 2030, este projeto aponta para 3 pilares centrais – INVESTIMENTO, RECURSOS HUMANOS E INOVAÇÃO.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da APDL destacou a INOVAÇÃO como fator diferenciador de competitividade internacional, apresentando o Porto de Leixões enquanto o maior porto exportador nacional, que em muito contribui para o tecido empresarial do seu hinterland, reconhecendo  que a eficiência do Porto de Leixões está intrinsecamente ligada à inovação, nomeadamente à inovação tecnológica.

João Pedro Neves referiu igualmente que, a APDL prioriza a promoção de um Porto Inteligente, incorporando tecnologias avançadas no seu Plano Estratégico, com destaque para a digitalização, agilização e otimização dos processos, com o desenvolvimento de medidas adicionais para reforçar a competitividade.

Este inovador Projeto conta ainda com o Expresso como media partner e o seu cronograma decorrerá em 4 fases, sendo a próxima, a realização de um almoço-debate, subordinado ao tema “Inovação”, no dia 4 de dezembro, em Aveiro. O projeto terminará com uma Grande Conferência em fevereiro, data ainda a determinar.