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Glossário Multilingue de Terminologia Portuária da autoria de Dora Ribeiro
Agente de Navegação
Representante permanente de uma companhia de navegação junto de um porto, efectuando todos os negócios nesse mesmo porto, em representação dos armadores ou fretadores.
Ancoradouro
Local específico do cais, molhe ou ponte-cais, onde um navio pode ancorar ou ser amarrado.
Armador
Indivíduo ou empresa proprietária de navios.
Atrelado
Conjunto de rodados para sustentação e transporte de contentores, ou outro tipo de carga, sem força motriz própria que é normalmente rebocado por um camião.
Batelão
Embarcação, com ou sem motor, para transporte de diferentes tipos de carga (areia, lodo). Não possuindo força motriz própria, poderá ser rebocado.
Cabeço de amarração
Poste vertical, normalmente de ferro, instalado no cais ou molhe (ou no convés do navio) para segurar os cabos, servindo para amarração do navio.
Cais
Estrutura junto da qual os navios procedem à acostagem a fim de efectuarem operações de embarque/desembarque de passageiros ou mercadorias.
Calado
Profundidade de um navio abaixo da linha de água, medida na vertical até à parte mais baixa do casco, hélices, outros pontos de referência.
Carga a granel
Carga que, possuindo características uniformes, não é susceptível de contagem unitária e não se apresenta embalada.
Carga contentorizada
Carga convencionalmente acondicionada em contentores ISO.
Carga em trânsito
Carga que permanece a bordo do navio num porto de escala, ou de paragem, aguardando destino posterior.
Carga geral (ou Carga Convencional)
Carga geral convencionalmente acondicionada em unidades avulsas (ex: caixotes), podendo ser posteriormente contentorizada.
Carga geral fraccionada (ou Carga convencional fraccionada)
Carga que se apresenta avulsa, acondicionada em embalagens (ou não).
CIF
Expressão de venda para mercadoria em trânsito segundo o qual o preço pago pelo comprador inclui o prémio de seguro e os encargos de shipping.
Contentor
Unidade para transporte de carga estando normalmente equipado com um encaixe em cada um dos cantos, a fim de permitir a sua movimentação através de equipamento especial. Poderá apresentar-se sob a forma de caixa, "grade", ou tanque especialmente concebido para o transporte porta-a-porta por via marítima, aérea, rodo ou ferroviária. O contentor obedece a dimensões normalizadas definidas pelos padrões ISO.
Contentor frigorífico
Contentor com temperatura controlada. A refrigeração é fornecida por unidades instaladas ou construídas conjuntamente com o contentor.
Contentor tanque
Contentor construído especialmente para o transporte de líquidos e gases a granel. Pode estar equipado com dispositivos de aquecimento ou de refrigeração.
Contentorização
Técnica de estiva e de transporte de carga devidamente acondicionada em contentores. Na estiva a movimentação processa-se através de gruas e guindastes, pórticos, transtainers e travelifts, equipados com dispositivos automáticos de engate.
Cotas de Fundos
Profundidade a que os cais ou molhes estão dragados, abaixo do zero hidrográfico, por forma a permitir a acostagem de navios e embarcações e a flutuação livre dos mesmos. A leitura é expressa em números negativos.
Desestiva
Retirada das mercadorias de bordo de um navio e sua colocação em terra, de acordo com um plano de descarga previamente elaborado.
Doca
Porto de mar ou de abrigo em anexo, cujo sistema de bacias pode ser referido como doca.
Draga
Embarcação para a manutenção da profundidade ou desobstrução dos canais, facilitando a aproximação ao porto e aos cais de acostagem.
Empilhador de contentores (Reach-Stacker)
Guindaste concebido com espalhador para o empilhamento de contentores.
Empilhador de garfos (Fork-lift truck)
Veículo com garfos elevatórios para serviço em armazém; equipado com garfos para elevações frontais de paletes.
Empilhador frontal (Front-lift truck)
Veículo mecânico de 3, 4 ou mais rodas concebido para a elevação, transporte e estiva de carga que poderá ser carregada em paletes, ou nos garfos do empilhador, ou com espalhador para contentores.
Entreposto
Construção para armazenagem temporária de mercadoria antes do seu embarque ou da sua distribuição dentro do país.
Estadia
Período de tempo que um navio passa num porto.
Estiva
Colocação das mercadorias a bordo dos navios e sua arrumação nos porões, convés ou coberta de acordo com plano de carga previamente elaborado.
FOB
Carga colocada a bordo de um navio pelo vendedor, no porto de embarque mencionado no contrato de venda. O risco de perda ou dano da carga é transferida do vendedor para o comprador, uma vez que a carga passe o "Ship`s Rail".
Granéis
Carga que, possuindo características uniformes, não é susceptível de contagem unitária e não se apresenta embalada.
Granéis Líquidos
Carga líquida a granel.
Granéis Sólidos
Carga Sólida a granel.
Graneleiro
Navio para transporte de cereais, minério ou outros granéis secos.
Grua
Guindaste com cabine fixa, cuja estrutura principal se encontra montada em fundações permanentes ou semi-permanentes.
Grua de Cais ou Grua Fixa
Guindaste com cabine fixa, cuja estrutura principal está montada em fundações permanentes ou semi-permanentes, sobre carris ou pneus. Pode ser tipo pórtico.
Grua-pórtico
Tipo de grua de contentores de pernas verticais, com altura e largura suficientes para permitir a passagem de veículos ou equipamento ferroviário.
Hinterland
Zona de influência em toda a área industrial e comercial interior ligada ao porto e por ele servida.
IMO
Organização Marítima Internacional.
Incoterms
Conjunto de regras elaboradas pela Câmara de Comércio Internacional para a interpretação dos termos principais utilizados em contratos de comércio externo.
ISO
Organização Internacional de Normalização.
Lastro
Diz-se do líquido ou outro material carregado ou bombeado para os porões ou cisternas, a fim de alterar o calado do navio, ou ainda para contrabalançar uma inclinação.
LNG tanker
Navio tanque para transporte de gás natural liquefeito.
LPG tanker
Navio tanque para transporte de gás de petróleo liquefeito.
Molhe
Projecção das partes laterais das docas ou portos e rios, ao longo do qual os navios podem acostar para carga ou descarga.
Muro-cais
Reentrância do porto, passível de acostagem, de acordo com a profundidade das águas e o calado dos navios.
Navio cisterna
Navio para transporte de produtos químicos, em depósitos segregados, com condutas igualmente separadas, evitando a contaminação.
Navio de cabotagem
Navio para o comércio costeiro, sendo normalmente de pequenas dimensões.
Navio de carga geral
Navio convencional para carga geral.
Navio de granéis e/ou contentores
Navio multi-uso para transporte de granéis e contentores, quando em conjunto.
Navio de passageiros
Navio para o transporte de passageiros em número superior a doze. Necessita de alvará de passageiros.
Navio graneleiro
Navio para o transporte de cereais, minério ou outros granéis secos.
Navio hidrográfico
Navio para levantamento das cotas de fundo e linhas costeiras. Alguns destes navios são construídos para apoio à exploração petrolífera.
Navio oceanográfico
Navio concebido ou reconvertido para estudo/exploração oceanográfica ou de pescas.
Navio panamax
Navio concebido dentro das dimensões máximas que permitem a passagem no Canal do Panamá.
Navio porta-automóveis
Navio concebido especificamente para o transporte de automóveis e veículos comerciais, sendo operado por sistema Ro-Ro.
Navio porta-contentores
Navio especialmente concebido e apetrechado com guias celulares para transporte e segurança de contentores.
Navio Ro-Ro
Navio no qual se utiliza o método de acesso na horizontal, através de rampas laterais ou de popa. Tratando-se de veículos automóveis, estes poderão ser carregados/descarregados pelos seus próprios meios, necessitando apenas de um condutor.
Navio tanque
Navio para transporte de cargas líquidas a granel (produtos químicos, vinho, sumo de laranja, …).
Paquete de cruzeiros
Navio de passageiros a operar apenas em serviço de turismo de férias.
Parque de contentores
Local, nas proximidades do cais/molhe, onde os contentores, vazios ou carregados, são depositados ou retirados.
PCOM
Plataforma Comum Portuária
Petroleiro
Navio especialmente concebido para transporte de ramas de petróleo.
Ponte-cais
Estrutura junto da qual os navios procedem à acostagem, a fim de efectuarem operações de embarque/desembarque de passageiros ou mercadorias.
Pórtico
Máquina elevatória montada em plataforma ou estrutura, ou carris, transpondo uma zona de intervenção. Tem cabine fixa. Especialmente concebida para movimentação de contentores na área portuária.
Pórtico de parque
Tipo de guindaste sobre pneus, para movimentação de contentores em parque. Tem cabine deslizante. Pode ser tipo RTG (Rubber Tyres Gantry) ou RMG (Rail Mounted Gantry).
Porto comercial
Porto destinado à actividade comercial.
Porto de escala
Porto no qual as embarcações e navios efectuem a sua escala para carga/descarga de mercadorias e embarque/desembarque de passageiros.
Porto de pesca
Porto especialmente projectado para acolhimento de embarcações de pesca e devidamente equipado com todo o material necessário para um rápido manuseamento e movimentação do pescado.
Porto de trânsito
Porto no qual a carga e os passageiros que aí aportam se encontram em trânsito internacional (ou não) para outro destino, sem abandonarem as instalações portuárias.
Porto fluvial
Porto localizado nas margens de um rio, para abrigo e ancoradouro de embarcações e navios.
Porto franco
Porto aberto a carga/descarga de mercadorias provenientes de qualquer parte do mundo, estando isentas de taxas de importação/exportação.
Posto de acostagem
Local específico no cais, molhe ou ponte-cais, onde um navio pode acostar ou amarrar para proceder a operações de embarque/desembarque de carga ou passageiros.
Posto de amarração
Local específico do cais, molhe ou ponte-cais, onde uma embarcação de recreio ou desporto pode ancorar ou ser amarrada.
Quebra-mar
Barreira concebida e construída para dentro de água, a fim de quebrar a força da água num local específico. Proporciona a protecção artificial necessária quando um porto é construído numa localização exposta, para completar ou complementar esse abrigo. Esta estrutura é utilizada apenas como protecção.
Rampa
Via artificial e inclinada, permitindo a passagem de veículos de carga com rodas e de atrelados com rodas para mudança da sua elevação.
Rampa Ro-Ro
Ponte de carga para navios Ro-Ro.
Rebocador
Embarcação de assistência e reboque a navios maiores em operações de acostagem/desacostagem. Pode ainda efectuar operações de reboque em diferentes circunstâncias (ex. Navios sem propulsão própria,…).
Shipping
Diz-se do transporte de mercadorias por via marítima. Estabelece as estipulações legais que compreendem a intervenção do transporte marítimo, seus regulamentos, domínios e emprego, bem como os direitos e obrigações a eles ligados ou daí emergentes.
Silo
Sistema de armazenagem para mercadorias secas, a granel.
Tab
Tonelagem de arqueação bruta. Capacidade em pés cúbicos dos espaços compreendidos no casco do navio e dos espaços fechados acima do convés que se encontram disponíveis para o transporte de carga, sobressalentes, combustíveis e tripulação, divididos por 100. Assim, 100 pés cúbicos equivalem a uma tonelada bruta. O valor é expresso em Toneladas Morson.
Tempo de escala
Período de tempo que um navio passa num porto.
Terminal
Instalações especializadas para a movimentação de contentores, carga, passageiros, etc.
Terrapleno
Área sólida circundante do cais, liberta de edificações. Serve para instalação de terminais de contentores e outras instalações de apoio.
TEU
Unidade de medida de capacidade em contentor, num navio de contentores. O número é expresso em termos de unidades equivalentes de 20 pés. Um contentor de 40 pés (e de 35 pés) poderá ser expresso por 2 TEU`s.
Transbordo
Operação de transferência directa de carga de um navio para outro, de modo a chegar ao seu destino final. Diz-se ainda da carga transferida entre dois batelões.
Transhipment
Operação de transferência de carga, em trânsito, de um navio para outro, e com estadia intermédia no cais, por forma a chegar ao seu destino final.
Transitário
Designação da empresa ou do indivíduo que, na qualidade de intermediário, procede ao despacho/envio de mercadorias para um cliente.
Transporte combinado
Movimentação de carga utilizando dois, ou mais, meios de transporte sucessivos.
Transporte intermodal
Movimentação de carga utilizando dois, ou mais, meios de transporte sucessivos.
Transtainer
Tipo de guindaste sobre pneus para movimentação de contentores em parque. Tem cabine deslizante. Pode ser do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry) ou RMG (Rail Mounted Gantry).
Zorra
Conjunto de rodados para sustentação e transporte de contentores, ou outro tipo de carga, sem força motriz própria que é normalmente rebocado por um camião.
Zorra para transporte de contentores
Conjunto de rodados para sustentação e transporte de contentores sem unidade motriz.