News
Back

APDL concessiona Parque Empresarial da Praia Norte ao município de Viana por mais 25 anos


Assinatura do contrato decorreu esta terça-feira, 25 de junho, e contou com a presença da Ministra do Mar

 
 
Esta terça-feira, 25 de junho, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou com o município de Viana do Castelo um aditamento ao atual contrato do Parque Empresarial da Praia Norte, ampliando por mais 25 anos a concessão. O objetivo é permitir a rentabilização dos investimentos já efetuados pelas empresas instaladas no Parque Empresarial da Praia Norte e a viabilização de outros.
 
A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
 
Recorde-se que o contrato de concessão dos terrenos da zona da Praia do Norte, que totalizam uma área de 146.000 m2, foi celebrado entre a APDL – à data Instituto Portuário do Norte (IPN) – e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2001, com vista à instalação do denominado "Parque Empresarial da Praia Norte".
 
Com o prazo da referida concessão a terminar em 2031, restando apenas 12 anos de exploração da infraestrutura, o Câmara de Viana Castelo propôs à APDL o alargamento do horizonte temporal da concessão, de forma de permitir a rentabilização dos investimentos já efetuados, bem como a viabilização de novos investimentos.
 
Chegados a acordo, o município de Viana do Castelo ficará, assim, com a concessão da infraestrutura até 2056.

25/06/2019