O Porto de Leixões recebeu hoje, 7 de março, mais uma operação de desembarque em navio Ro-Ro e preparação para transporte rodoviário especializado, de um equipamento ferroviário de última geração da empresa suíça MATISA.
A MATISA B66UC, é uma atacadeira universal de ataque contínuo de alto desempenho e será o primeiro equipamento do género a ser introduzido na Península Ibérica, tendo sido produzida pela MATISA, líder mundial no desenho e conceção de máquinas de construção e manutenção de vias ferroviárias.
À semelhança dos anteriores equipamentos desembarcados em Portugal, igualmente pelo Porto de Leixões, a complexa operação decorreu no Terminal Multiusos Sul, tendo sido executada pela YILPORT Leixões e seguindo posteriormente em transporte especializado da Morgadinha.
Este equipamento terá como cliente final a Somafel – Railway Works Experts e a sua chegada, permitirá a Portugal operar novas gerações de equipamentos de medição para linhas retas e curvas (MATS), software de rastreamento de otimização de qualidade (MIRIS) e gravação digital europeia (PEGAS).
Março 2023