Back

Exposição fotográfica “Um mar que nos une” inaugurada amanhã

APDL, GALP  e Visão organizam mostra que estará aberta ao público no Terminal de Cruzeiros de Leixões

Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 18 horas, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a GALP e a revista Visão inauguraram a exposição fotográfica a propósito dos 50 anos de atividade do Terminal Petroleiro de Leixões. A mostra estará patente no Terminal de Cruzeiros (Av. General Norton de Matos, via Rua do Godinho, 4450-208, Matosinhos) até ao próximo dia 31 de Dezembro.

A cerimónia de inauguração da exposição "Um Mar que nos une" contará com a presença a administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, da Direção da Galp e da Refinaria de Leixões.

Todos os que pretendam participar numa viagem emotiva e informativa à volta dos mares que unem Portugal Continental, Açores, Espanha, Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe, cinco dos onze países onde a GALP está presente, poderão visitar a exposição aos domingos de manhã, das 09h30 às 12 horas, ou mediante marcação prévia através do endereço de e-mail cruise.porto@apdl.pt.

O Terminal Petroleiro de Leixões assinalou meio século de atividade no passado mês de outubro tendo, nestes 50 anos, movimentado mais de 155 milhões de toneladas de granéis líquidos, com a atracação de mais de 9 mil navios-atque.

Recorde-se que este Terminal tem um papel preponderante no país, nomeadamente no abastecimento energético da zona norte. Construído sobre o quebra-mar submerso, com 700 metros de comprimento e uma altura de 15 metros acima do nível do mar, o Terminal Petroleiro está ligado ao complexo da refinaria e parques de armazenagem por cerca de duas dezenas de oleodutos e gasodutos.

Novembro 2019