Voltar

15 de setembro é Dia do Porto de Leixões de abrir as portas à comunidade

Das 10h00 às 19h00 há atividades para todas as faixas etárias


Este ano assinala-se a 10.ª edição do ‘Dia do Porto de Leixões', uma iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, das 10h00 às 19h00. A realizar-se no dia 15 de setembro, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes.


 
As atividades vão concentrar-se no emblemático Terminal de Cruzeiros de Leixões e no molhe sul, havendo autocarros turísticos para levar os visitantes a conhecer a área portuária e o dia-a-dia daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica.
 
Para além disso, haverá também a possibilidade de os curiosos visitarem embarcações e, depois do sucesso das edições anteriores, vai realizar-se mais uma regata do Porto de Leixões com a respetiva entrega de prémios ao final do dia.
 
É também neste dia que serão entregues os prémios do concurso de fotografia "Focando o Porto de Leixões". Todas as imagens candidatas serão expostas no piso 1 do Terminal de Cruzeiros.
 
Outra exposição possível de conhecer é "A Conspiração de Formas" da Coleção de Serralves que, desde 23 de julho no Terminal de Cruzeiros, tem despertado o interesse de todos os visitantes.
 
Para a APDL este "é o dia de celebrar a existência de Leixões, um porto que se quer próximo de toda a comunidade envolvente e, também por isso, se vai aproveitar o momento para festejar com os nossos vizinhos, entregado o prémio de melhor aluno do concelho de Matosinhos, uma iniciativa da APDL."
 
O CIIMAR, cujas instalações se localizam no interior do Terminal de Cruzeiros, também se vai associar ao ‘Dia do Porto', estando os investigadores disponíveis para receber todos os convidados nos laboratórios com atividades e experiências.
 
Recorde-se que a APDL comemora o ‘Dia do Porto de Leixões' desde 2009, realizando-o anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.

 

Agosto 2018