Objetivos Estratégicos

Os Objetivos Estratégicos que resultam do mapeamento da estratégia global da empresa em quatro grandes temas: Orientação para os Clientes e para o Mercado, Competitividade Portuária e Logística, Criação de Valor e Sustentabilidade Financeira, e Sustentabilidade e Envolvente, são os seguintes:

Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo

  • Criar valor, crescer, diversificar o negócio e manter uma estrutura financeira equilibrada;

  • Maximizar a eficiência e a rentabilidade no uso das infraestruturas;

  • Aumentar os níveis de produtividade e reduzir os custos unitários;

  • Satisfazer os utilizadores de infraestruturas e serviços;

  • Conseguir uma maior proximidade com os clientes;

  • Aumentar a notoriedade e reforçar as relações institucionais ao nível internacional;

  • Assegurar a adequada integração na comunidade e na Região;

  • Assegurar maior eficiência nos processos;

  • Monitorizar e promover melhorias ambientais das operações nas concessões portuárias;

  • Ser eficiente no modelo de gestão dominial;

  • Melhorar a eficiência e a gestão do risco dos SI;

  • Ser excelente na oferta, na gestão, no desenvolvimento e na manutenção de infraestruturas e instalações;

  • Melhorar os níveis qualidade ambiental;

  • Desenvolver uma cultura e práticas de Sustentabilidade;

  • Planear e desenvolver o espaço portuário;

  • Aumentar os níveis de segurança;

  • Desenvolver os níveis de competências funcionais, de liderança e estratégicas dos quadros de Leixões, Douro e Viana do Castelo;

  • Aumentar os níveis de motivação, de liderança e de alinhamento organizacional;

  • Adquirir novos saberes e procurar exemplos internacionais nas áreas chave do negócio.

 

Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro

  • Assegurar o equilíbrio económico e financeiro;
  • Reforçar a ação comercial junto dos clientes atuais e de novos clientes;
  • Otimizar os Modelos de Exploração do Porto de Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro.

 

Para estes 22 Objetivos Estratégicos foram definidos indicadores, metas e responsáveis de forma a facilitar a sua monitorização e acompanhamento, a qual é efetuada através de reuniões mensais do Conselho da Administração com as Direções de Serviço (AGM - Avaliação de Gestão Mensal), com recurso à metodologia do Balanced Scorecard.