Notícias
Voltar

Porto de Leixões com recorde histórico de 19,5M de mercadorias movimentadas

Nunca o Porto de Leixões movimentou tanta mercadoria. Em 2017 foram transportadas 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 1,2 milhões do que em 2016. Estes valores representam um aumento de 8% face ao ano anterior e um novo máximo histórico que ultrapassa, em 725 mil toneladas, o recorde alcançado em 2015.

Também o movimento de granéis líquidos e de carga ro-ro atingiram valores nunca antes vistos, ambos com um incremento de 18% face a 2016. No ro-ro foi superada, pela primeira vez, a barreira de um milhão de toneladas.

Mantendo a trajetória de crescimento do ano anterior, Leixões apresentou uma média mensal superior a um milhão e meio de toneladas movimentadas (1 626 366), com os meses de maio e de outubro a contribuírem de forma expressiva para o sucesso do balanço de mercadorias.

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2017 a partir daquele que é o porto mais preponderante do norte do país, destacam-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos, o ferro/aço e também o granito.

No que diz respeito às principais mercadorias importadas, salientam-se o petróleo em bruto, a estilha de madeira e também a sucata de ferro.

 

Janeiro 2018