Notícias
Voltar

APDL promove curso de combate a incêndios portuários com bombeiros de Leixões e Leça da Palmeira

O objetivo é aproximar as corporações à realidade do Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) promoveu uma ação de formação para as corporações de bombeiros de Leça da Palmeira e de Leixões com o intuito de tornar mais eficiente o combate a incêndios na instalação portuária.

Estas corporações são responsáveis pelo combate aos incêndios no Porto de Leixões, pelo que a APDL considera fundamental a aproximação destas equipas à realidade do porto e aos riscos associados à diversidade das cargas aqui movimentadas, como a estilha, os hidrocarbonetos e as sucatas.

"Reconhecemos que 80% dos acidentes se devem ao fator humano e, com estas ações de formação, pretendemos criar respostas mais eficientes, para um transporte marítimo mais seguro e mais sustentável.", afirma a APDL.

No âmbito das ações de concretização da sua política de responsabilidade social e reconhecendo que as corporações dificilmente conseguem libertar recursos económicos e financeiros para realizarem este tipo de formações especializadas, a APDL promove esta formação, que decorre no Centro Jovellanos, em Gijon.

Esta formação integra o projeto PICASSO (Preventing incidents and accidents by safer ships in the oceans), que, financiado pelo programa Horizonte 2020, visa a segurança das operações marítimas, promovendo a melhoria da cooperação entre os intervenientes em terra e a bordo dos navios.

 

Março 2018