CRONOLOGIA DOS PROJECTOS
Em janeiro de 2020 foi submetida à APA o Estudo de Impacto Ambiental, relativo ao Novo Terminal.
A 31 de julho de 2020, iniciou-se a discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativa ao projeto do novo terminal.
A 8 de setembro realizou-se a Reunião de Esclarecimento do projeto "Novo Terminal" do Porto de Leixões, organizada pela APA com diversas entidades.
A 5 de novembro de 2020 foi emitida a proposta de DIA Declaração de Impacto Ambiental, do Novo Terminal.
A 15 de dezembro foi assinado o contrato da Empreitada do Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, pelo montante de 130,2 milhões de euros. A obra tem prazo de execução de 30 meses e foi adjudicada ao consócio que integra as empresas Teixeira Duarte – Engenharia e Construções; Dredging International NV; e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas.
Em maio de 2021 iniciaram-se os trabalhos preparatórios e assessórios, nomeadamente montagem do estaleiro.
Em novembro de 2021 a APDL informou que se iniciaram os trabalhos de dragagens de sedimentos, com recurso a draga de sucção e arrasto. Trata-se de dragados limpos, que são objeto de análise prévia, o que garante a boa qualidade dos sedimentos para alimentação das praias da orla costeira da área metropolitana do Porto.
A informação sobre a qualidade dos sedimentos que estão a ser dragados e a alimentar o transito litoral, pode ser consultada em: