Politica da Qualidade

VISÃO 

Sistema portuário (Leixões, Viana e Douro) de excelência, fluido e leve, indutor de criação de valor e desenvolvimento sustentável, integrado na rede logística e do turismo da fachada Atlântica da Península Ibérica. Juntos criamos mais valor. 

 

MISSÃO

Prestar serviços de reconhecido valor aos clientes e utilizadores do sistema de portos do Norte de Portugal, nas vertentes comercial, logística e turística através de uma adequada oferta de infraestruturas, de uma elevada eficiência operacional, de sistemas tecnológicos e de práticas inovadoras, de recursos humanos qualificados e motivados, de uma prática de sustentabilidade e de segurança, ordenando e desenvolvendo o espaço portuário e assegurando a adequada integração urbana, envolvendo as comunidades portuárias. 

 

VALORES

  • Partilha, articulação e integração de infraestruturas e competências entre as três unidades de negócio da APDL;
  • Liderança em sustentabilidade e inovação;
  • Orientação para o cliente e postura sistemática de excelência;
  • Ética, lealdade e orgulho de pertença à empresa;
  • Motivação e reconhecimento do mérito dos colaboradores;
  • Fiabilidade, segurança e salvaguarda do ambiente nas operações;
  • Criação de valor e sustentabilidade financeira;
  • Exercício pleno de autoridade portuária orientado para o interesse público;
  • Integração com a envolvente e promoção do desenvolvimento regional.

 

DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA DA QUALIDADE

Com vista à prossecução dos objetivos estratégicos da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., enquadrados em quatro eixos estratégicos de intervenção: (a) negócio, (b) infra/infoestrutura, (c) gestão interna e (d) sustentabilidade, a empresa desenvolve serviços eficientes e economicamente competitivos com reconhecidos padrões de qualidade e de segurança que visem continuamente, e de forma sustentada, o cumprimento de critérios de excelência pela prossecução da melhoria contínua e eficiência operacional na gestão interna, em permanente incremento e consolidação do negócio, no reforço do posicionamento da empresa, contando com o adequado desenvolvimento e inovação das infra/infoestruturas, desenvolvendo as capacidades, competências e motivação dos seus colaboradores, mantendo práticas de envolvimento e de parceria com clientes, fornecedores e demais partes interessadas relevantes, valorizando as condições e práticas de sustentabilidade num compromisso e integração com o meio envolvente.

A Política da Qualidade adotada pela empresa demonstra assim um permanente alinhamento face aos objetivos estratégicos e nessa medida o compromisso de toda a organização com o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da Qualidade dos seus serviços e processos, visando os princípios consagrados pela gestão por processos, pensamento baseado no risco, a melhoria contínua da eficácia do sistema e a satisfação dos seus clientes e das partes interessadas relevantes.