Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões passa para a Gestão da APDL
Foi aprovado hoje, 28 de julho, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei que procede à transferência do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões para a jurisdição da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, até ao momento sob a gestão da IP – Infraestruturas de Portugal.
Para a APDL, esta conexão entre o transporte marítimo e ferroviário é decisiva para a eficiência da resposta do Porto de Leixões aos seus Clientes, ao permitir uma melhoria dos processos, através de uma maior agilidade, simplificação e otimização da movimentação de carga de e para Leixões, e uma diminuição das assimetrias do território, com evidente redução da pegada ambiental.
A APDL continuará a contar com o empenho e o contributo de todos os Stakeholders e Comunidade Portuária, para fazer do Porto de Leixões uma referência nacional e internacional, no contexto do transporte ferroviário de mercadorias, cumprindo assim as metas do roteiro para a Neutralidade Carbónica que a APDL pretende atingir.
Julho 2022