Terminal de Cruzeiros de Leixões em destaque no Arquiteturas Film Festival
A 8º edição do Arquiteturas Film Festival foi adiada para 2021 devido à pandemia da COVID-19. Já este ano, a organização vai assinalar o evento em formato digital, revisitando filmes das edições anteriores, entre os quais o "A propósito de Leixões" com a assinatura de André Valentim Almeida e Paulo Cunha Martins.
Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, ícone da Região Norte do País, é a personagem principal do filme que retrata a construção do edifício com base em mais de 150 mil fotografias, transmitidas em paralelo com imagens das diversas atividades do porto.
"A propósito de Leixões" resulta de uma parceria entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Universidade do Porto e conta ainda a história da infraestrutura portuária, com imagens desde a sua edificação até aos nossos dias.
O Arquiteturas Film Festival vai lançar um filme a cada sexta-feira, até maio de 2021, no website do festival e, para além disso, semanalmente, ao vivo no Instagram, a organização convida realizadores para uma conversa informal. A iniciativa pretende dar visibilidade aos filmes e produtores e contribuir para colocar em debate histórias e ambientes de construção.
Recorde-se que o Terminal de Cruzeiros de Leixões está aberto ao público desde março de 2015, tendo já vencido distinções como "Excelencia 2019" Cruise News Media Group; "Melhor Edifício do Ano 2017" da Arch Daily; "Melhor Edifício Comercial" da AZAwards (2016); "Melhor Porto do Ano" da Seatrade Awards (2015); "Melhor Empreendimento Imobiliário, Comercio, Serviços e Logística" da SIL (2015); e "Melhor Projeto, Categoria Engenharia" dos Prémios Construir (2015).
Julho 2020