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APDL submete duas Candidaturas ao Programa CEF – Connecting Europe Facility 2 Transport

A APDL submeteu duas Candidaturas ao Programa CEF – Connecting Europe Facility 2 Transport.

 

Os projetos candidatados são:

1. Douro's Inland Waterway – Core Infrastructure Development (CID)

O projeto Douro's Inland Waterway – Core Infrastructure Development (CID), surge como a terceira e última ação do projeto global associado ao Douro's Inland Waterway (DIW), cujo objetivo subjacente passa por atingir um nível adequado de condições de navegabilidade na Via Navegável Interior do Douro, incluindo o aumento das suas condições de segurança e desempenho operacional, de forma a garantir um fluxo de tráfego seguro e sustentável, fomentando o transporte fluvial no rio Douro.

Este projeto, que possui a vantagem de apresentar um nível de maturidade considerado muito elevado, agrega um investimento total estimado de 81.116.600€, a realizar até 2026, focando as suas intervenções no desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Reabilitação do Cais Acostável da Arrábida, garantindo a alimentação elétrica a navios. O valor do investimento estimado ascende os 900.000€, a ser promovido pela APDL;
  • Sinalização nas albufeiras de Carrapatelo, Pocinho, Régua e Valeira, com um valor de investimento estimado de 2.577.000€, a promover pela APDL;
  • Correção do Canal Navegável, entre os troços Saião e Pocinho, e Cotas e Valeira, com um investimento previsto de 46.250.000€, a promover pela APDL;
  • Reabilitação das 5 eclusas do Rio Douro, com um valor de investimento estimado de 31.189.600€, a promover pela EDP em articulação com a APDL;
  • Gestão, Disseminação e Comunicação do Projeto, a ser promovido pela APDL, cujo montante de investimento ascende aos 200.000€.

As intervenções associadas ao projeto Douro's Inland Waterway – Core Infrastructures Development (CID), que estão dependentes da obtenção de financiamento comunitário, objetivam: (1) responder cabalmente ao aumento exponencial do tráfego de passageiros; (2) reforçar o crescimento regional através da captação de mais fluxos turísticos; e (3) criar para a indústria local uma alternativa de transporte de mercadorias sustentável e limpa. 

2. Reforço do Cais Norte da Doca nº1 do Porto de Leixões

O segundo projeto candidatado, associado ao Reforço do Cais Norte da Doca nº1 do Porto de Leixões, surge no âmbito do Programa de Reabilitação e Modernização de Infraestruturas do cluster portuário gerido pela APDL, que consiste na substituição do atual cais por um outro cais, o que permitirá:

  • O respetivo alinhamento e uma frente acostável contínua no lado norte do Porto de Leixões a jusante da ponte móvel;
  • O aprofundamento da área junto ao cais de -10 metros para -12 metros (nível zero hidrológico).
  • O alargamento da "boca" da rampa Ro-Ro contígua para 36 metros;
  • O reforço da capacidade do terrapleno de apoio ao cais, de 5 toneladas por m2 para 8 toneladas por m2.

Reforço do Cais Norte da Doca nº1 do Porto de Leixões, agrega um investimento total previsto de 25.600.000€, a realizar até 2025, focando as suas intervenções no desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Empreitada, que engloba os trabalhos preparatórios, as intervenções no atual muro-cais avançado e no atual muro-cais contínuo, o alargamento da rampa Ro-Ro e o caminho de rolamento do lado de terra. O valor de investimento estimado ascende os 25.000.000€;
  • Fiscalização e Coordenação de Segurança em obra, com umvalor de investimento previsto de 500.000€;
  • Gestão, Disseminação e Comunicação do Projeto, a ser promovido pela APDL, cujo o montante de investimento ascende os 100.000€.

O investimento no Reforço da Doca n.º 1 Norte visa: (1) Aumentar a capacidade de receção de navios de dimensão superior aos que atualmente atracam em Leixões; (2) Permitir a receção de navios de todos os segmentos de mercado (contentores, carga geral fracionada, carga a granel e carga Ro-Ro); (3) Garantir os requisitos de mobilidade militar; e (4) Aumentar a agilidade e a capacidade operacional.

 

Janeiro de 2022