Notícias
Voltar

Portos da Venezuela em formação no Porto de Leixões

No passado dia 17 de março realizou-se no Centro de Formação do Porto de Leixões a Cerimónia de abertura do Curso de Gestão Portuária para Quadros e Responsáveis da Empresa Bolivariana de Puertos, SA (Venezuela), entidade que tem a responsabilidade pela gestão de todos os portos da Venezuela, e que contou com a presença da Srª Cônsul da Venezuela no Porto, Dra. Yadira Russián Mendoza.
 
Concretizando o compromisso de colaboração em formação profissional de quadros de ambas as empresas, expresso no Memorando de Entendimento celebrado entre a APDL e a Bolipuertos em 31 de outubro de 2011, este curso insere-se no âmbito de uma parceria com a empresa Teixeira Duarte, S.A. e foi concebido e programado especialmente para colaboradores/as dos portos da Venezuela, especialmente do Terminal Especializado de Contentores de La Guaira.
 
A primeira fase decorrerá no Centro de Formação do Porto de Leixões, de 17 de março a 11 de abril, e conta com a presença de 20 formandos oriundos dos portos de La Guaira, Cabello, Guanta e Maracaibo. 
 
Na segunda fase, a realizar-se de 5 a 16 de maio, em La Guaira, formadores nacionais e internacionais deslocar-se-ão à Venezuela onde se concluirá o curso.
 
Este curso contempla, ainda, como uma mais valia no processo de formação e transferência de conhecimentos, a presença dos formandos em contexto de trabalho portuário, em que terão a oportunidade de exercitar e tomar contacto com a realidade da gestão de um terminal de contentores. A encerrar os cursos serão realizadas visitas técnicas ao Porto de Sines e de Ferrol.