Porto de Leixões inaugurou o novo Terminal de Cruzeiros
A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) inaugurou a 23 de julho de 2015 o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
![]() |
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima, e contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas; do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco; do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro e do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, para além de outras entidades oficiais e privadas.
A obra, parte de um projeto de 50 milhões de euros, engloba três fases fundamentais: a primeira teve como objetivo a construção de um novo cais com 340 metros de comprimento; a segunda, finalizada com a inauguração do Edifício Principal; e a terceira, que deverá estar concluída dentro de um ano, com a construção de um percurso de acesso pedonal para o público em geral.
Com o novo terminal, o Porto de Leixões reúne as condições ideais para acolher a maior parte dos navios cruzeiros da atual frota mundial, assim como potenciar viagens em turnaround, isto é, viagens com início e fim no Porto de Leixões.
Este projeto, identificado como prioritário no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, promete ser um forte impulsionador da economia da região Norte do país: com 90 escalas de navios de cruzeiro já previstas, só até ao final de 2015 deverão chegar ao novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões cerca de 85 000 passageiros e 43 000 tripulantes.