Porto de Leixões alcança os 650.000 TEU's em 2014
Em 2014, o Porto de Leixões atinge os 650 mil TEU's (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional de quantificação de carga contentorizada, equivalente ao volume de um contentor de 20 pés), superando o recorde de 600 mil TEU's registados em 2012.
![]() |
Num clima de permanente diálogo laboral de realçar e enaltecer, e apesar da situação de excepção que o país tem atravessado nestes últimos três anos, o aumento de 50 mil TEU's representa um novo valor recorde de crescimento no Porto de Leixões, tendo em conta que foram necessários seis anos para passar dos 300 para os 400 mil TEU's, três anos para atingir os 500 mil e, agora, apenas três para ultrapassar a barreira dos 650 mil. Ou seja nos últimos três anos registou-se um crescimento de 30% .
Nos últimos dez anos o Terminal de Contentores de Leixões (TCL), que recebe escalas de mais de 60 armadores, duplicou a movimentação de carga, sendo que em 2003 o total movimentado foi de 320 mil TEU's, verificando-se um crescimento médio anual na ordem dos 7%.
Atualmente, transita pelo Porto de Leixões mercadoria de exportação com destino a 180 países, sendo os principais Angola, Países Baixos, Reino Unido, Marrocos, Estados Unidos e Bélgica. No que diz respeito à carga exportada em contentores, o papel e cartão têm maior relevo, seguido das bebidas, dos azulejos e mosaicos, do ferro e aço e das máquinas e aparelhos.
Para além do recorde registado no movimento de contentores, o Porto de Leixões espera ultrapassar os 17,5 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas até ao final do ano de 2014, superando os números do ano anterior (17,2 milhões de carga movimentada).