Ponte Móvel do Porto de Leixões associa-se às celebrações do Dia Internacional Nelson Mandela
No passado sábado 18 de julho, a Ponte Móvel do Porto de Leixões, por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, associou-se às celebrações do Dia de Mandela,da qual faz parte o evento "Mandela Bridges" (Pontes Mandela), promovido pela Academia de Líderes Ubuntu.
Esta é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009 e comemorada todos os anos a 18 de julho, dia de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela. Com o Dia Internacional Nelson Mandela, os 192 países membros da ONU reconheceram de forma consensual a sua contribuição pela democracia internacional e pela promoção de uma cultura de paz em todo o mundo.
Nelson Mandela foi um humanista, defensor dos Direitos Humanos, promotor da reconciliação entre os povos e um "construtor de pontes". A Ponte Móvel foi uma das cerca de 50 pontes em todo o mundo a celebrar este legado de paz, reconciliação e união deixado por Mandela, através de mensagens com referência a valores humanos como a paz, a diversidade, a esperança, a tolerância e a inclusão.
Foram esses valores que levaram a Câmara Municipal de Matosinhos a participar no "Mandela Bridges", tendo sido escolhida, para o efeito, a Ponte Móvel de Leixões, que liga Matosinhos e Leça da Palmeira.
De recordar que a Ponte Móvel de Leixões foi inaugurada a 30 de julho de 2007 e distinguida, em Setembro de 2009, em Barcelona, com o Prémio para Portugal da European Steel Design Awards, promovido pela European Convention for Construction Steelwork – ECCS.
"Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença" - Nelson Mandela
Créditos Fotográficos: Câmara Municipal de Matosinhos
Julho