O “CASTELINHO” DE LEÇA
O "Castelinho" de Leça, antigamente conhecido como "Mira-Mares", faz parte da riqueza histórica e patrimonial da APDL. Atualmente, situa-se em plena praia de Leça da Palmeira, como memória de outros tempos, mas a sua história teve início há 150 anos, com a sua inauguração a 21 de outubro de 1870.
No entanto, o "Mira-Mares" nem sempre habitou os areais das nossas praias. Na verdade, o pequeno monumento nasceu na foz do rio de Leça, na margem direita, onde hoje opera o Terminal de Contentores Norte. Foi transladado no seguimento da ampliação de Leixões, que deixou de ser apenas um porto de abrigo, para se edificar como um porto comercial.
João Pinto de Araújo, grande benemérito de Leça da Palmeira, financiou e mandou construir este "Castelinho" com o objetivo de que este pudesse dar senha aos barcos de pesca, que passavam à vista da costa em dias de mar bravo e, durante o dia, funcionava como torre semafórica, utilizando bandeiras. A orientação noturna era assegurada com o acender de uma fogueira na chaminé.
Outrora, os jornais noticiaram o momento da inauguração e reconheceram a "grande utilidade" da obra pela ação de vigilância das marés e prevenção de incidentes com embarcações.
A APDL recuperou este monumento em outubro de 2014, em memória das estórias de toda a comunidade.
Julho 2020