Leixões recebe 20 mil pessoas para comemorar o dia do porto
PORTO ABERTO DAS 10 ÀS 18H COM ATIVIDADES PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS
O Porto de Leixões (APDL) estima receber cerca de 20 mil visitantes este sábado, dia 17, entre as 10 e as 18 horas, nas comemorações da 8ª edição do ‘Dia do Porto de Leixões', realizado anualmente, no terceiro sábado do mês de setembro.
![]() |
Quem não conseguiu visitar no ano passado, terá novamente este ano a oportunidade de ter acesso livre ao Novo Terminal de Cruzeiros, bem como a possibilidade de realizar visitas guiadas ao mesmo.
Depois do sucesso do ano anterior, a "2ª Regata do Porto de Leixões" volta a realizar-se, a comunidade pode assistir e visitar as embarcações, mas também aceder de forma livre ao porto e desfrutar das restantes atividades que vão decorrendo ao longo do dia.
Para as crianças a animação não vai faltar: Teatro Musical Infantil "Musicando no Porto de Leixões" da Trupe Sons em Cena, Mostra de Ciência do CIIMAR - "Há ciência no Terminal", ou ainda insufláveis.
Quanto aos mais velhos podem assistir ao filme "A Propósito de Leixões", onde é contada a estória da construção do novo Terminal de Cruzeiros, ver a exposição de fotografia "Focando o Porto de Leixões", e ouvir música dos vários grupos que vão atuando ao longo do dia.
"Queremos que as pessoas contactem com a realidade do Porto de Leixões, além das habituais visitas ao porto e às embarcações, que se celebre a existência do porto, uma casa aberta para a comunidade", anuncia Helena Fernandes, diretora de Comunicação da APDL.
O encerramento do Dia do Porto de Leixões ficará a cargo do "Samba Sem Fronteiras", que atuam no palco exterior, daquele que é já um evento de participação obrigatória na área Metropolitana do Porto.