Notícias
Voltar

Leixões mostra eficiência do porto a missão brasileira

AS CAAS ENTIDADES PORTUÁRIAS DE RIO GRANDE DO SUL VIERAM CONHECER OS SISTEMAS DE INOVAÇÃO QUE PERMITEM AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO PORTO

O Porto de Leixões recebeu esta semana, nos dias 11 e 12 de julho, uma missão brasileira com representantes de várias entidades ligadas ao setor portuário, visita que decorre da forte aposta de Leixões em inovação, o que lhe tem permitido liderar em matéria de eficiência portuária.

A comitiva do Estado do Rio Grande do Sul veio conhecer os Projetos em curso em Leixões e as dinâmicas de inovação no porto, assim como  os indicadores e fatores que concorrem para a sua eficiência.
 
No plano da visita esteve ainda contemplado um roteiro pelo Centro de Coordenação de Navios, Terminais Portuários, Portaria Principal e Plataforma Logística de Leixões, bem como a apresentação dos sistemas de gestão portuárias JUP (Janela Única Portuária), 3Port (Sistema de gestão de processos portuários de base georreferenciada) e LSW (Logistic Single Window).
 
No final da vista de dois dias, houve ainda lugar a uma reflexão conjunta onde foram perspetivadas futuras colaborações.
 
Recorde-se que Portugal, através do Porto de Leixões, esteve recentemente envolvido num projeto de cooperação com o Brasil (WiderMoS e Canal Azul) com o objetivo de testar soluções inovadoras de logística porta-a-porta que otimizem as exportações e importações entre ambos os países.
 
A delegação brasileira de vista a Leixões foi composta por Aluisio Sobreira, da Associação de Comércio Exterior do Brasil; Janir Branco e Darci Tártari, da Superintendência do Porto de Rio Grande; e Paulo Bertinetti, da Associação dos Terminais Portuários do Rio Grande.