Notícias
Voltar

Cooperação entre portos e cidades em debate em Matosinhos

A APDL acolhe 30º Encontro da RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades

A cooperação entre portos e cidades vai estar em cima da mesa em Matosinhos durante os dias de hoje, amanhã e sábado. A iniciativa, o 30º Encontro da RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, é da responsabilidade conjunta da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e da Câmara Municipal de Matosinhos.
 
A decorrer na Casa da Arquitetura, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no Auditório D. Henrique e no CEiiA, este encontro pretende fomentar a cooperação entre os portos e as cidades na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e na relação cidade-porto.
 
"O Porto de Leixões, pela manifesta proximidade com dois importantes centros urbanos como são Leça da Palmeira e Matosinhos, debate-se regularmente com questões ligadas à integração do porto na cidade, pelo que acolhermos esta 30.ª edição da RETE é uma mais-valia, não só para a infraestrutura portuária, como também para as cidades envolventes", refere a ADPL.
 
Durante o dia de hoje serão realizadas diferentes reuniões dos órgãos da RETE. No segundo dia do evento, sexta-feira, haverá um seminário técnico internacional composto pelos painéis ‘Congestionamento das cidades pela procura turística, cruzeiros: uma falsa questão' e ‘Colaboração Portos e Universidades'. A fechar a iniciativa, no sábado, os membros da RETE vão contar com visita técnica ao CEiiA.

Recorde-se que a RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, foi constituída em 2001, em Lisboa, por iniciativa das administrações portuárias e de cidades portuguesas, espanholas e italianas.

Novembro 2018