Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação visita o Porto de Leixões
APDL mostra a eficácia e a eficiência da Governança dos seus sistemas de informação utilizados no controle de navios, cargas e passageiros em Leixões, Viana do Castelo e Via Navegável do Douro
Na passada terça-feira, 19 de junho, o Porto de Leixões abriu as portas ao Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação (ceGSI), que tomou conhecimento das razões da eficácia e eficiência dos métodos de governança e, nomeadamente, de coordenação e segurança das infraestruturas portuárias e da Via Navegável do Douro.
O ceGSI está de parabéns, porquanto faz este ano 10 anos de frutuosa existência na defesa e maturidade da governança dos SI.
Com esta visita a Leixões, cumpriu-se o 92º evento organizado pelo Clube.
A iniciativa, que decorreu no Centro de Formação da APDL, contou com uma apresentação dos desafios da gestão, do controle e do tratamento da informação em Leixões, bem como sobre os Sistemas de Informação (SI) desenvolvidos pela organização, fortemente orientados à criação de valor no contexto em que se insere.
O ceGSI foi também ao terreno visitar o Centro de Coordenação e Segurança, a Portaria Principal do Porto de Leixões e o Porto Cruise Terminal. No final da visita houve ainda tempo para troca de conhecimento e acolhimento de recomendações, o que bem caracteriza a prática gentil mas assertiva da atuação do Presidente do Clube, Professor Almiro de Oliveira.
Recorde-se que o Porto de Leixões tem vindo a apostar consistentemente na simplificação de procedimentos, através da utilização de novas tecnologias, como é o caso da Janela Única Portuária (JUP Multiporto), do Sistema de Informação Geográfica 3Port e do Balcão Virtual da Via Navegável do Douro (RIS – River Information Services), este último recentemente inaugurado por Sua Excelência a Ministra do Mar no Centro de Coordenação da Régua.
Junho 2018