Notícias
Voltar

APDL torna-se membro da Docks the Future Network of Excellence

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de se tornar membro do Docks the Future Network of Excellence, que tem como objetivo a criação de oportunidades para conceber projetos internacionais que respondam às necessidades dos portos, tanto a nível tecnológico, como de inovação, recorrendo aos fundos europeus disponíveis.

 

Ao fazer parte do grupo, a APDL terá a oportunidade de participar em eventos organizados por esta rede, bem como partilhar ideias, informações e boas práticas com os restantes membros.

 

 

 

Um dos eixos de ação mais relevantes da Newtwork of Excellence prende-se com o desenvolvimento de projetos em linha com o Pacto Ecológico Europeu, em áreas como a eficiência energética, combustíveis alternativos ou relação porto-cidade.

 

Está previsto que ainda durante o mês de setembro de 2020 sejam publicados concursos relacionados com o Pacto Ecológico Europeu, no âmbito do programa de investigação da União Europeia Horizonte 2020.

 

O Porto do Futuro deverá ser capaz de fazer frente aos desafios relacionados com a simplificação e digitalização de processos, dragagem, redução de emissões, transição energética, eletrificação, redes inteligentes de energia elétrica (smart grids), interface porto-cidade e o uso de gestão de energia renovável.

 

Julho 2020