Notícias
Voltar

APDL organizou Seminário "Porto Seco da Guarda"

A APDL organizou no passado dia 10 de dezembro na Guarda o seminário "Porto Seco da Guarda" que contou com a presença do Presidente da empresa, Eng. Nuno Araújo, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Carlos Chaves Monteiro, o diretor geral da YILPORT Leixões, Eng. Nuno David Silva e, ainda, o administrador do Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, Eng. Urbano Gomes.


Este seminário pôde ser acompanhado online através da plataforma Teams e contou com mais de uma centena de participantes. Os temas abordados incidiram sobre a aproximação da região ao porto, a intermodalidade marítima, ferroviária e rodoviária, o desenvolvimento sustentável e o acesso dos agentes locais às diversas entidades envolvidas bem como o desenvolvimento económico da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo deste evento passou por iniciar um diálogo alargado com os stakeholders da região e apresentar o projeto que levará à criação da primeira estrutura do género em Portugal e que será construída a cerca de 200 km do Porto de Leixões.


A utilização deste porto seco irá permitirá às empresas uma poupança da ordem dos 15% na logística associada às suas operações, permitirá atrair novos clientes para o Porto de Leixões pela sua proximidade com o território espanhol e contribuirá também para a diminuição da pegada ecológica da responsabilidade do Porto de Leixões.


Os portos secos são hubs interiores que funcionam como terminais de transbordo, entrega e receção de mercadoria e respetivos serviços aduaneiros.

 

Caso não tenha tido a oportunidade de assistir em direto ao Seminário "Porto Seco da Guarda" pode ainda vê-lo aqui.

 

Dezembro 2020.