Acidente ocorrido a 16 de janeiro no Porto de Leixões
A APDL, derivado o interesse público sobre o tema em epigrafe, vem esclarecer que o navio cargueiro geral ‘Erasmos', fruto de uma avaria no leme, embateu contra o navio petroleiro ‘Blue Emerald' que estava atracado no posto B do Terminal Petroleiro, tendo este último sofrido danos graves ao nível do casario.
Mais se informa que, ainda devido ao embate, se registaram avarias na infraestrutura do terminal (Posto B), tendo ficado inviabilizada para avaliação da extensão dos danos.
Neste contexto, várias equipas técnicas ligadas ao navio, à APDL e à GALP, encetaram um processo de avaliação de modo a retomar o serviço no terminal com a máxima brevidade possível, antevendo-se para o início da próxima semana.
Do acidente não resultou qualquer derrame atento ao sistema automático de libertação do navio com que a GALP equipou todos os seus braços de carga. Após a reparação e afinação no leme, o navio "Erasmos" saiu ontem para provas de mar, estando neste momento fundeado a aguardar despacho para seguir viagem.
Deste acidente não resultaram vitimas tendo o Conselho de Administração da APDL solicitado a uma empresa externa a rigorosa investigação do acidente para apuramento de responsabilidades, mas sobretudo para obter pareceres ou recomendações no sentido de implementar eventuais melhorias nos procedimentos de segurança.
Janeiro 2017