O simulador "Full Mission Bridge Simulator" é um equipamento que permitiu dotar a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo de valências na área de treino de navegação fluvial, pilotagem e manobra de navios em águas restritas (portos marítimos, fluviais e eclusas).

O software permite criar cenários para qualquer porto, para as diversas condições meteorológicas e do estado do mar, quer na entrada e barras de portos, bem como em vias fluviais. Particularmente, para o rio Douro, foram desenvolvidos cenários para todas as eclusas e troços de aproximação.

Adquirido no âmbito da candidatura Douro's Inland Waterway 2020 e com comparticipação comunitária de 85%, no âmbito do programa CEF- Connecting Europe Facility, este equipamento foi fornecido pela empresa Wartsila Voyage Limited.

Trata-se de um simulador de ponte de navio e de duas pontes de rebocadores, que permite o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante e de tripulações de embarcações de marítimo-turística.

Pela classe da sua certificação, pela interação que permite com as duas pontes de rebocadores e pela visão de 360º dos cenários, este equipamento é único em Portugal, estando disponível para formação e treino de qualquer entidade.