Notícias
Voltar

Roteiro para a Neutralidade Carbónica passou por Leixões

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica, uma meta que Portugal pretende atingir até 2050, passou esta segunda-feira, 26 de fevereiro, pelo Porto de Leixões. Sob o mote "Descarbonizar a Mobilidade", especialistas, responsáveis autárquicos e governamentais, debateram os desafios e as oportunidades da inovação na mobilidade urbana.

 

Alternativas elétricas e partilhadas; caminhos a tomar para o impulsionamento da utilização dos modos suaves de mobilidade; e os desafios à implementação de soluções de baixas emissões carbónicas, foram apenas alguns dos temas abordados.

 

A iniciativa, organizada pelo Ministério do Ambiente, decorreu no Porto Cruise Terminal e contou, entre outros, com a presença de José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente; de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; e de Amadeu Rocha, Vogal do Conselho de Administração da APDL.

 

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica decorre do compromisso de Portugal proceder à profunda descarbonização da economia até 2050, intenção tornada pública pelo Governo na última Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22). Dessa forma, e dando cumprimento à ambição definida no Acordo de Paris, esta iniciativa pretende traçar um rumo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, avaliando as diferentes opções políticas e medidas de descarbonização a tomar.

 

Fevereiro 2018