Notícias
Voltar

Requalificação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões distinguida com Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

O projeto de requalificação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015 como a melhor intervenção de serviços e comércio, numa cerimónia que teve lugar este mês de abril no Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa.

As Antigas Oficinas do Porto de Leixões foram construídas nos finais do século XIX e desativadas nos finais do século XX, após diversas intervenções e utilizações. Esta intervenção constituiu uma das primeiras fases do Plano Geral de Reabilitação de todo o património edificado do Porto de Leixões.

Este novo espaço acolhe agora uma cantina e um bar para os funcionários, e um ginásio com piscina de água salgada, aberto ao público.

Este projeto, promovido pela APDL - Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo SA, teve a assinatura do Arquiteto Adalberto Dias e a execução das obras ficou a cargo de António Alves Ribeiro e Filhos, Lda., num investimento superior a 4 milhões de euros.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que celebrou este ano a sua terceira edição, é uma iniciativa da revista Vida Imobiliária e conta com o alto patrocínio do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. Esta iniciativa distingue, anualmente, os melhores projetos de reabilitação urbana em Portugal, abarcando intervenções em edificado e espaço público, contemplando tanto iniciativas públicas como privadas.