Coordenador Europeu das Auto-estradas do Mar e Coordenador Europeu da Rede Transeuropeia de Transportes e Corredor Atlântico visitam o Porto de Leixões
O Coordenador Europeu das Auto-Estradas do Mar, Brian Simpson, e o Coordenador Europeu das Redes Transeuropeia de Transportes e Corredor Atlântico, Carlo Secchi, acompanhados por representantes da DG-MOVE, Laranjeira Anselmo e Carlo Di Grandis, e pelo Presidente do IMT, João Carvalho, visitaram hoje, dia 11 de março, o Porto de Leixões.
![]() |
Esta visita teve como objetivo conhecer os principais projetos que serão desenvolvidos no Porto de Leixões e que foram submetidos a candidatura aos fundos comunitários CEF – Connecting Europe Facility, com particular destaque para o projeto da Plataforma Multimodal Logística do Porto de Leixões.
O Porto de Leixões candidatou ao CEF- Connecting Europe Facility, a segunda Fase das obras da Plataforma Multimodal Logística do Porto de Leixões, com um investimento global superior a 54 milhões de euros, dos quais aproximadamente 1 milhão destina-se a estudos e projetos a realizar pela REFER para a criação do Terminal Ferroviário da Plataforma Logística de Leixões.
Depois de os acessos rodoviários à Plataforma terem sido comparticipados pelo POVT, no âmbito das candidaturas dos projetos Integração do Porto de Leixões nas Auto-estradas do Mar (1ª. e 2ª. Fases), foram agora apresentadas e submetidas a candidatura ao CEF das obras de infra-estruturação dos pólos 1 e 2, as obras de construção de armazéns modelares e integrais, as infra-estruturas informáticas e os estudos necessários para a intermodalidade ferroviária.
A APDL participou ainda em mais seis candidaturas ao CEF:
- Candidatura da Plataforma Logística Intermodal de Salamanca (ZALDESA), nas atividades de gestão e promoção, na sequência dos protocolos estabelecidos e do incremento do tráfego através do Porto de Leixões;
- Candidatura do projeto ATLANTIS de criação de uma rede de portos para a promoção dos serviços das Autoestradas do Mar no Corredor Atlântico tendo como elo comum o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica colaborativa, na sequência dos resultados dos projetos inovadores em desenvolvimento em Portugal no âmbito das JUP e JUL, nomeadamente os projetos MIELE, WIDERMOS e AnNa. Esta candidatura inclui a revisão do Plano Estratégico, os estudos e projetos do Novo Terminal de Contentores com fundos a -14 metros e os projetos da Sala de Sistemas do Porto de Leixões;
- Candidaturas do projeto E-Impact e da Janela Única Logística, ao nível dos sistemas de informação;
- Candidatura do projeto GAINN4MOS, ao nível do ambiente e da utilização do LNG;
- Candidatura de estudos para promover a navegabilidade do rio Douro, uma via navegável incluída na rede principal das redes transeuropeias de transporte.
No conjunto global das candidaturas a APDL tem previsto um investimento de 67 milhões de euros, para realização nos próximos 3 anos.