Notícias
Voltar

APDL promove trabalhos de dragagens de sedimentos

Empreitada de Prolongamento do quebra-mar exterior e acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões

 

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. informa que, no âmbito da Empreitada de Prolongamento do quebra-mar exterior e acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, terão início, no decorrer do mês de novembro, trabalhos de dragagens de sedimentos, com recurso a draga de sucção e arrasto.

 

A APDL estima que, o volume de materiais a dragar será de um milhão de metros cúbicos de sedimentos, de classe 1, que correspondem a sedimentos limpos, conforme análises previamente efetuadas e de acordo com a Portaria nº 1450/2007 de 12 de novembro. Tratam-se de dragados limpos, que são objeto de análise prévia, o que garante a boa qualidade dos sedimentos para alimentação das praias da orla costeira da área metropolitana do Porto.

 

      

 

O sistema utilizado para descarga dos sedimentos dragados, dependerá das condições marítimas e do local de depósito, podendo a descarga ser efetuada pelas portas de fundo ou com recurso a canhão, conforme imagem ilustrativa em anexo.

 

No âmbito da política de sustentabilidade defendida pela APDL, será efetuada a deposição dos dragados recolhidos junto às praias a sul do Castelo do Queijo, repondo desta forma os sedimentos na deriva litoral.
 

A execução destes trabalhos é da responsabilidade do Consórcio Teixeira Duarte S.A., Dredging International NV e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas S.A. e prevê-se que terá a duração aproximada de 2 meses.

 

Outubro 2021