APDL assume posição de princípio na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
A APDL junta-se a 150 empresas, para agir por um oceano mais saudável na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.
No Fórum de Investimento em Economia Azul Sustentável, evento especial da Conferência dos Oceanos da ONU, a ter lugar hoje, 28 de junho, em Cascais, a APDL juntou-se a 150 grandes empresas para sinalizar o seu compromisso com um oceano saudável, assinando os Princípios do Oceano Sustentável do Pacto Global da ONU.
Além dos Dez Princípios do Pacto Global da ONU, os Princípios dos Oceanos Sustentáveis fornecem uma estrutura para práticas de negócios responsáveis em todos os setores e geografias oceânicas. As empresas que aderiram aos Princípios do Oceano Sustentável comprometem-se a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na sua estratégia global.
O mundo depende de um oceano saudável, produtivo e resiliente para a segurança alimentar, a mitigação climática e meios de subsistência económicos. As alterações climáticas, a pesca excessiva, a poluição e o desenvolvimento insustentável e desigual, estão a prejudicar a saúde dos nossos oceanos e mares.
"O compromisso de hoje, de 150 empresas da economia azul, mostra a disposição do setor privado em apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14. Oceanos saudáveis e produtivos dependem de todos os atores para fazer a sua parte. Estou encorajada por essas empresas e pelo seu compromisso de integrar a saúde dos oceanos nas suas estratégias corporativas", referiu Sanda Ojiambo, secretária-geral adjunta e CEO do Pacto Global das Nações Unidas.
A APDL junta-se a algumas das maiores empresas da economia azul, incluindo Mediterranean Shipping Company, Ørsted, SAP SE e Thai Union, como um dos 150 signatários dos Princípios do Pacto Global da ONU para o Oceano Sustentável, abrangendo 30 indústrias, 35 países e seis continentes, com uma capitalização de mercado combinada de 1 trilião de euros
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida debaixo de água) ainda tem o menor nível de investimento financeiro de qualquer um dos 17 ODS. É necessário aumentar o financiamento público, privado e misto para promover uma economia azul sustentável.
O Pacto Global da ONU anunciou que se juntará a uma aliança de stakeholders globais para desenvolver uma orientação universal para Blue Bonds – um compromisso de fornecer consistência e transparência ao mercado global no financiamento da economia azul sustentável. O Global Guidance for Bonds Financing the Blue Economy visa fornecer aos participantes do mercado, critérios, práticas e exemplos claros para empréstimos e emissões de títulos azuis.
A lista completa de signatários dos Princípios do Oceano Sustentável pode ser encontrada aqui
Junho 2022