Notícias
Voltar

APDL assinala o Dia Mundial do Turismo e aplaude todos os profissionais do setor

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, com um aplauso a todos os profissionais de um dos setores que mais tem sofrido com a quebra de receitas verificada nos últimos meses.
 
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, infraestruturas sob jurisdição da APDL, têm vindo a ser fortes impulsionadores do desenvolvimento económico na Região Norte de Portugal. Só na última década, Leixões foi porta de entrada de mais de 700 mil turistas a bordo de 795 navios de cruzeiro. Já o curso fluvial duriense tem vindo a receber mais de 1 milhão de turistas anualmente.

 


"Este ano estamos, naturalmente, a sentir as quebras de turistas e cruzeiros, nomeadamente em Leixões, espaço que está interdito à chegada de visitantes estrangeiros, segundo as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS). Por isso, este ano e mais do que nunca, queremos saudar todos os trabalhadores deste setor e a demonstrar o total apoio e confiança de que tempos melhores virão e que voltaremos a honrar o território nacional enquanto destino de férias seguro e apelativo", salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.
 
Em 2018, o Terminal de Cruzeiros de Leixões celebrou um ano recorde com 101 escalas e a chegada de cerca de 118 mil turistas.
 
Recorde-se que o Dia Mundial do Turismo, que este ano tem como tema "Turismo e Desenvolvimento Rural", se celebra anualmente desde 1980 com o objetivo de chamar a atenção para a importância do setor em todo o mundo. Em Portugal, este setor representa 9% do emprego nacional e tem um peso de 14% no PIB.

 

Setembro 2020